Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciano Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Ludimilia Souza da-
dc.creatorSilva, Ludimilia Souza da-
dc.date.accessioned2013-05-10T17:30:50Z-
dc.date.available2013-05-10T17:30:50Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10816-
dc.description.abstractNesta pesquisa, levanta-se a hipótese de que o blog, como instrumento didáticopedagógico, tem o potencial de incentivar a autonomia dos aprendizes através da interação, colaboração e produção de conhecimentos, compartilhados através de comentários e postagens elaborados pelos participantes. Para tanto, foram realizados questionários e uma análise do blog da disciplina Língua Inglesa II para verificar se, na prática os aprendizes se tornam mais autônomos ao utilizarem essa ferramenta. No que se refere aos pressupostos teóricos, são apresentadas e discutidas idéias de autores como Anita Szabó, Agatha Scharle, Dam, Holec, Vilson Leffa, Paulo Freire, Fabiana Komesu, dentre outros. Ao longo do trabalho, discute-se a relação entre autonomia e as condições para que ela se desenvolva, bem como são apresentadas as estratégias que podem favorecer a autonomia do aprendiz de língua inglesa. São apresentadas também algumas definições e características de um blog, além das vantagens e limitações em se utilizar essa ferramenta como um instrumento didáticopedagógico na educação. As conclusões desta pesquisa apontam para a confirmação da hipótese de que o uso do blog como instrumento didático-pedagógico no ensino de inglês como língua estrangeira proporciona maior autonomia na aprendizagem, através da colaboração e interação entre os participantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO blog e autonomia no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo em uma turma do curso de letras da Faculdade UNIME-Lauro de Freitaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ludimilia da Silva.pdf817,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.