DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Gomes, Wilson da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Barreto, Rodrigo Ribeiro | - |
dc.creator | Barreto, Rodrigo Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-20T13:23:47Z | - |
dc.date.available | 2011-04-20T13:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-20T13:23:47Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1075 | - |
dc.description.abstract | A trajetória videográfica de Madonna, iniciada há mais de 20 anos, confunde-se com o próprio desenvolvimento do videoclipe, cuja consolidação aconteceu também a partir dos anos 1980. Desde então, a contínua popularidade da artista deu a ela e a seus colaboradores respaldo para executar inovações tanto estilísticas quanto temáticas neste formato. A artista adotou os clipes como mais um desdobramento de seu trabalho artístico e como ferramenta para a construção ou a fabricação de sua imagem pública.
Esta dissertação foi guiada pelo propósito de analisar videoclipes, considerando-os
como obras expressivas passíveis de serem compreendidas tanto em abordagens voltadas para o deslindamento de sua organização interna quanto no seu funcionamento como instrumentos efetivos no processo de construção de imagem de Madonna. O trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia de análise sobre um corpus de 18 (dezoito) clipes representativos do percurso videográfico da artista. Foram incluídas obras correspondentes a canções de todos os álbuns da cantora e, desse modo, de todas as suas fases criativas. Esta abordagem analítica textual foi desenvolvida e aplicada no grupo de pesquisa Laboratório de
Análise Fílmica, coordenado pelo Prof. Wilson Gomes, e procurou identificar: a) os
elementos primordialmente manipulados em cada obra, b) os modos de organização interna
destes elementos e c) os tipos de efeitos programados na obra e por ela suscitados.
Com base na familiaridade conquistada no contato com toda a videografia de Madonna e de posse dos resultados da abordagem individualizada dos videoclipes
selecionados, foi avaliada a recorrência de certos elementos – temáticos, cênicos, imagéticos, musicais, narrativos e coreográficos – de uma obra para a outra, procurando identificar a relação destes achados com diferentes conceitos ou pressuposições que nortearam e norteiam
as impressões a respeito de Madonna. A imagem da artista está associada à versatilidade, ao amplo controle criativo do seu trabalho, à verve polêmica e à habilidade de reinventar-se através de apropriações diversas, assunção de diferentes personae artísticas e os mais variados arquétipos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Videoclipe | pt_BR |
dc.subject | Madonna | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Construção de imagem | pt_BR |
dc.subject | Música Pop-Rock | pt_BR |
dc.subject | Arte e Comunicação | pt_BR |
dc.title | A fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção da imagem de Madonna | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (POSCOM)
|