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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Wilson da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Rodrigo Ribeiro-
dc.creatorBarreto, Rodrigo Ribeiro-
dc.date.accessioned2011-04-20T13:23:47Z-
dc.date.available2011-04-20T13:23:47Z-
dc.date.issued2011-04-20T13:23:47Z-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1075-
dc.description.abstractA trajetória videográfica de Madonna, iniciada há mais de 20 anos, confunde-se com o próprio desenvolvimento do videoclipe, cuja consolidação aconteceu também a partir dos anos 1980. Desde então, a contínua popularidade da artista deu a ela e a seus colaboradores respaldo para executar inovações tanto estilísticas quanto temáticas neste formato. A artista adotou os clipes como mais um desdobramento de seu trabalho artístico e como ferramenta para a construção ou a fabricação de sua imagem pública. Esta dissertação foi guiada pelo propósito de analisar videoclipes, considerando-os como obras expressivas passíveis de serem compreendidas tanto em abordagens voltadas para o deslindamento de sua organização interna quanto no seu funcionamento como instrumentos efetivos no processo de construção de imagem de Madonna. O trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia de análise sobre um corpus de 18 (dezoito) clipes representativos do percurso videográfico da artista. Foram incluídas obras correspondentes a canções de todos os álbuns da cantora e, desse modo, de todas as suas fases criativas. Esta abordagem analítica textual foi desenvolvida e aplicada no grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica, coordenado pelo Prof. Wilson Gomes, e procurou identificar: a) os elementos primordialmente manipulados em cada obra, b) os modos de organização interna destes elementos e c) os tipos de efeitos programados na obra e por ela suscitados. Com base na familiaridade conquistada no contato com toda a videografia de Madonna e de posse dos resultados da abordagem individualizada dos videoclipes selecionados, foi avaliada a recorrência de certos elementos – temáticos, cênicos, imagéticos, musicais, narrativos e coreográficos – de uma obra para a outra, procurando identificar a relação destes achados com diferentes conceitos ou pressuposições que nortearam e norteiam as impressões a respeito de Madonna. A imagem da artista está associada à versatilidade, ao amplo controle criativo do seu trabalho, à verve polêmica e à habilidade de reinventar-se através de apropriações diversas, assunção de diferentes personae artísticas e os mais variados arquétipos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectMadonnapt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectConstrução de imagempt_BR
dc.subjectMúsica Pop-Rockpt_BR
dc.subjectArte e Comunicaçãopt_BR
dc.titleA fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção da imagem de Madonnapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

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