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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Zamparoni, Valdemir Donizette | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Vania Nara Pereira | - |
dc.creator | Vasconcelos, Vania Nara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T12:14:32Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T12:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10546 | - |
dc.description | 221f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se propõe a discutir concepções sobre as mulheres em uma pequena cidade do interior da Bahia. Analisa práticas e representações sobre as mulheres em Serrolândia entre as décadas de 1960 e 1980, enfocando a sexualidade, o casamento e a família, a educação, o trabalho e o lazer, além das formas de repressão e de resistência feminina. As fontes utilizadas foram processos judiciais, livros de registro de casamentos, entrevistas orais, livros de matrículas e atas de escolas, dados dos Censos do IBGE e alguns materiais dos entrevistados, como cadernos de confidências, diário, cartas de amor e outros. Trata dos estereótipos femininos “moça de família”, “moça falada” e “puta”, apontando os resquícios da misoginia da Idade Média, que fundamentou as dicotomias Eva / Maria e prostituta / santa. A partir da análise de processos judiciais foi possível perceber um discurso misógino, no qual essas dicotomias estavam presentes. A desqualificação das mulheres envolvidas nos processos pressupõe a defesa de um modelo de mulher, associado à Santa. As mulheres que fugiam desse padrão eram desmoralizadas, associadas à prostituta. A importância da virgindade aparece como elemento fundamental nas relações de gênero, nessa sociedade, havendo conseqüências da sua perda no destino das “moças” serrolandenses. A investigação dos padrões de comportamento impostos às mulheres para que estas fossem bem aceitas socialmente e das alternativas por elas encontradas para burlar esse controle demonstra a existência de “poderes” femininos numa sociedade em que os valores machistas eram predominantes. Os resultados do estudo revelam a importância do casamento na sociedade serrolandense para a determinação dos papéis sociais do homem e da mulher; indicam ainda que havia uma predominância das mulheres na educação formal, no entanto, elas se encontravam parcialmente excluídas do mercado formal de trabalho e as que faziam parte da População Economicamente Ativa recebiam remuneração inferior aos homens. O estudo revela também que, no período estudado, ocorreram mudanças nas práticas e representações femininas, principalmente relativas à questão sexual, como fruto da influência dos movimentos de juventude ocorridos nos anos 1970 no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em História da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Casamento | pt_BR |
dc.subject | Cidade do interior | pt_BR |
dc.subject | Serrolândia | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.subject | Country town | pt_BR |
dc.subject | Marriage | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Gender relations | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.title | Evas e Marias em Serrolândia: práticas e representações sobre as mulheres em uma cidade do interior (1960-1990) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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