Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10514
Tipo: Tese
Título: Análise in vitro da presença de infiltração apical em dentes apicectomizados com técnica convencional e com o Laser de Er:YAG
Autor(es): Marques, Aparecida Maria Cordeiro
Autor(es): Marques, Aparecida Maria Cordeiro
Abstract: O grande número de insucessos na Cirurgia Paraendodôntica está diretamente relacionado à falhas no selamento do remanescente dentário apicectomizado e conseqüente manutenção de um ambiente propício à perpetuação de processos infecciosos. Com intuito de compreender melhor este aspecto, este trabalho tem como objetivo verificar e comparar ?in vitro?, a infiltração apical, através do uso de uma solução evidenciadora de Azul de Metileno a 2%, em dentes apicectomizados pela técnica convencional e através da luz Laser de Er:YAG, associados ou não a cimento Ionômero de Vidro e Laser de CO2. Foram utilizados 54 dentes anteriores recém-extraídos, divididos aleatoriamente em nove grupos de seis dentes cada e realizadas as apicectomias, como a seguir: Grupo I: apicectomia convencional (brocas); Grupo II: apicectomia convencional (brocas) + retrobturação com cimento de ionômero de vidro (VITREMER® ? 3M); Grupo III: apicectomia convencional (brocas) + vitrificação apical com Laser de Dióxido de Carbono (CO2); Grupo IV: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 250 mJ/15Hz; Grupo V: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 400mJ/6Hz; Grupo VI: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 250 mJ/15 Hz e vitrificação com cimento de ionômero de vidro (VITREMER® ? 3M); Grupo VII: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 400mJ/6 Hz e vitrificação com cimento de ionômero de vidro (VITREMER® ? 3M); Grupo VIII: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 250mJ/15Hz e vitrificação apical com Laser de CO2; Grupo IX: apicectomia com radiação Laser de Er:YAG 400mJ/6 Hz e vitrificação com Laser de CO2. Após impermeabilização das raízes, estas permaneceram imersas em Solução de Azul de Metileno a 2%, em recipientes individuais, por 48 horas, mantidas em Estufa Microbiológica (FANEM®) a 37º C. Após lavagem, os espécimes foram seccionados e avaliados em relação à infiltração apical mediante a utilização de uma Lupa Estereoscópica (ZEISS®) e submetidos à análise estatística através do teste de Kruskal-Wallis. Os resultados mostraram que, o grupo IV (apicectomia com Laser de Er:YAG 250mJ/15Hz) foi o que apresentou os mais altos níveis de infiltração. Grupo IX (Er 400mJ/06Hz + CO2) foi observado baixos níveis de infiltração do corante Observou-se menor infiltração apical do corante no Grupo V (Er 400mJ/6Hz). Nos Grupos III (Apic + CO2 ), Grupo VIII (Er250mJ/15Hz+ CO2) e, demonstrando assim a utilização dos Laseres em apicectomias.
Palavras-chave: Apicectomia
Infiltração Apical
Laser de Er:YAG e CO2
Apical infiltration
Apicoectomy
Er:YAG and CO2 laser
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10514
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.