Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10501
Tipo: Tese
Título: Laserterapia e farmacoterapia com relaxante muscular em masseter de ratos submetidos a desgaste oclusal: análise comparativa através do met e espectroscopia de raman
Autor(es): Lisboa, Márcio Vieira
Autor(es): Lisboa, Márcio Vieira
Abstract: A ação da oclusão sobre as Disfunções Temporomandibulares (DTM) ainda é indefinida, principalmente em relação à função muscular. Por isso, terapêuticas não invasivas e reversíveis, como o laser, são terapias válidas e aceitas na literatura. O objetivo desse estudo é avaliar possíveis alterações no músculo masseter de ratos submetidos à laserterapia após alteração oclusal. Foram utilizados 40 ratos Wistar, divididos aleatoriamente em quatro grupos, sendo 10 para o grupo controle, 10 para o grupo Desgaste Oclusal (DE), 10 para o grupo DE + Laserterapia (l830nm) com dose de 4J/cm2 e 10 para o grupo DE + Relaxante Muscular (Dantrolene 2,5 mg/Kg). As cúspides superiores e inferiores dos molares esquerdos dos ratos foram desgastadas com broca diamantada sob refrigeração de solução salina. Os ratos do grupo controle não tiveram desgaste oclusal. Metade dos ratos de cada grupo foi sacrificada aos 14 dias e a outra metade 30 dias após o desgaste oclusal. Após o período experimental, o músculo masseter foi removido do lado ipsilateral ao desgaste oclusal em cada animal e, então, processado para microscopia de luz, microscopia eletrônica de transmissão e mensuração da intensidade Raman para o fosfato de cálcio precipitado nas fibras musculares. Não houve diferença entre os grupos na análise por microscopia de luz, apenas a microscopia de transmissão foi capaz de detectar injúria intracelular nas fibras do grupo DE: mitocôndrias edemaciadas, com perda de cristas e matriz clara; hipercontração da banda I; miofibrilas desorganizadas e presença de numerosos vacúolos. Nos grupos tratados com laser e farmacoterapia, a ultra-morfologia apresentou-se semelhante a do grupo controle. Quanto ao fosfato de cálcio, houve diminuição da intensidade Raman no grupo laser 30 dias. De acordo com os resultados, houve alterações nas fibras musculares do masseter ipsilateral ao desgaste oclusal unilateral em ratos Wistar, no entanto, a laserterapia e a farmacoterapia contribuíram moderadamente como forma de tratamento para o masseter nas condições estudadas.
Palavras-chave: Laser
Análise espectral raman
Oclusão dentária
Músculo masséter
Raman spectrum analysis
Dental occlusion
Masseter muscle
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10501
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Marcio Vieira Lisboa.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.