Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10495
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência presumível, cobertura vacinal, conhecimentos e atitudes sobre a hepatite B em graduandos de odontologia da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Carneiro, Gleicy Gabriela Vitória Spínola
Autor(es): Carneiro, Gleicy Gabriela Vitória Spínola
Abstract: Este estudo exploratório analisou a prevalência presumível e cobertura vacinal relacionadas à hepatite B nos graduandos de Odontologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e seus conhecimentos e atitudes frente à doença. Um questionário foi aplicado a 489 estudantes do primeiro ao último período do curso. Utilizou-se a regressão logística não condicional para cálculo do odds ratio com um intervalo de confiança a 95% . A prevalência presumível de hepatite B foi baixa (0,44%), e quanto à cobertura vacinal, apesar dos estudantes demonstrarem conhecimento sobre a doença, o índice de vacinação não foi satisfatório - 48,25% dos graduandos não possuíam 3 doses de vacina. Além disso, a análise multivariada demonstrou que as variáveis: semestre (OR=3,52), estágio clínico (OR=3,87), acidentes por exposição ocupacional (OR=2,26) e respeito ao intervalo entre as doses vacinais (OR=8,58) foram consideradas fatores protetores para a amostra avaliada. A partir deste estudo, compreende-se que os esclarecimentos e campanhas passageiras de estímulo à vacinação não são suficientes para uma modificação eficiente do comportamento. Sugere-se aqui uma participação mais efetiva do corpo docente na formação dos acadêmicos de Odontologia, através do ensino teórico/prático das normas de controle e prevenção de infecção, e, da exigência prática dessas atitudes.
Palavras-chave: Conhecimento
Hepatite b
Imunização
Odontologia
Prevalência
Dentistry
Hepatitis b
Immunization
knowledge
Prevalence
Odontologia social e preventiva
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10495
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Gleicy Gabriela Carneiro.pdf368,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.