Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação nutricional de crianças internadas em hospital público e hospital particular, e de suas mães em Salvador- Bahia
Autor(es): Ribeiro, Isabela Tavares
Autor(es): Ribeiro, Isabela Tavares
Abstract: A avaliação nutricional é um eficiente indicador das condições gerais de saúde da criança, especialmente durante a hospitalização. Entretanto, elavé pouco relatada na literatura. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de crianças internadas em um hospital público e um hospital particular na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo tipo coorte transversal, pelo qual foram avaliados os Índices de Massa Corporal (IMC) de 50 crianças internadas em um hospital público e 50 em um hospital particular, bem como de suas respectivas mães, no dia da admissão. Foi utilizada a curva de crescimento Idade x IMC (z-score). Resultados: Das cem crianças, 37 apresentaram IMC alterado, uma delas com magreza acentuada, oito, magreza, 12 apresentaram risco de sobrepeso, 14 tinham sobrepeso e duas eram obesas. A magreza foi a alteração mais frequente no hospital público e o risco de sobrepeso, a mais frequente no hospital particular. Total de 60,7% das crianças acima do peso apresentaram mães igualmente acima do peso, enquanto que a concordância de eutrofia entre filhos e suas mães foi de 57,1%. Discussão: Sobrepeso foi a alteração mais frequente, no geral, o que está de acordo com a atual situação de transição nutricional do país. As alterações nos diagnósticos nutricionais difereriram entre os dois hospitais, o que pode refletir as condições socioeconômicas predominantes da população que busca a rede pública ou particular de saúde. Parece haver associação entre estado nutricional da criança e das suas mães. Conclusão: Há necessidade de avaliação nutricional sistemática em todas as crianças hospitalizadas.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Estado nutricional
Criança hospitalizada
Imagem corporal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10425
Data do documento: 4-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela Tavares Ribeiro.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.