Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Darci Neves dos | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Lavínia Santos de | - |
dc.creator | Carvalho, Lavínia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-04T17:39:58Z | - |
dc.date.available | 2013-05-04T17:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10400 | - |
dc.description | p. 1-99 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo examinou o efeito das condições socioeconômicas sobre a permanência no desempenho cognitivo infantil adequado entre dois períodos de análise, avaliando o papel do ambiente psicossocial e de indicadores do estado de saúde. Trata-se de uma coorte prospectiva, com dois pontos de avaliação cognitiva e participação de 323 crianças residentes em Salvador-BA, entre dois e cinco anos de idade. Para avaliação dos fatores determinantes para o desempenho cognitivo, foram coletados dados sobre aspectos socioeconômicos, estado nutricional, morbidade gastrintestinal e qualidade do ambiente doméstico. Empregou-se análise de regressão logística multivariada e modelos hierarquizados, utilizando-se o pacote estatístico Stata 10.0. Os resultados demonstraram que o desempenho obtido na primeira infância é um forte preditor daquele verificado em idade posterior, durante o período pré-escolar, e que a cognição na linha de base atuou como confundidora na avaliação da associação entre esse desempenho e fatores como a escolaridade materna e aspectos relativos ao ambiente psicossocial. Os fatores socioeconômicos que influenciaram a permanência do desempenho cognitivo adequado durante o período foram renda familiar per capita, aglomeração familiar, escolaridade materna e trabalho materno fora do domicílio. Esses fatores exerceram influência no desfecho tanto de maneira direta quanto por intermédio do ambiente psicossocial, o qual foi constituído pela qualidade da interação mãe e filho. O estudo da relação entre fatores determinantes e mecanismos relacionados ao desenvolvimento humano, em especial o cognitivo, é primordial para ações integrais e eficazes em saúde coletiva. A implementação de políticas voltadas para a construção de um ambiente social propício à aprendizagem infantil pode melhorar a qualidade de vida em todos os domínios, em decorrência da promoção do desenvolvimento biopsicossocial adequado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Programa de pós-graduação em saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | Epidemiology | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.subject | Saude publica | pt_BR |
dc.title | Efeitos da condição socioeconômica e de mediadores psicossociais e de saúde sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (ISC)
|