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dc.contributor.advisorSantos, Maria Ligia Rangel-
dc.contributor.authorVarela, Domingos Alberto de Sousa-
dc.creatorVarela, Domingos Alberto de Sousa-
dc.date.accessioned2013-05-04T17:32:56Z-
dc.date.available2013-05-04T17:32:56Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10366-
dc.descriptionp. 1-174pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, os estudos que abordam as questões relacionadas com os adolescentes vêem a ocupar um lugar de relevo por mais diversos campos de conhecimento, principalmente em educação e saúde, ressalvando a especial atenção à saúde sexual e reprodutiva e à sexualidade dos mesmos. Com o advento da SIDA, houve uma preocupação ainda maior nas ultimas décadas em termos de incrementar estratégias de luta contra esta pandemia, enfatizando cuidados especiais, sobretudo no que se refere à sexualidade destes. A presente pesquisa visa analisar as possibilidades e as limitações do Programa de Educação Sexual no Ensino Básico e Secundário, na prevenção das IST/HIV/SIDA, segundo os professores e alunos de uma Escola Secundária de Cabo Verde, tendo em conta a percepção dos mesmos sobre adolescência e sexualidade. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com os alunos do 9° ano de escolaridade e com os professores de Formação Pessoal e Social – FPS da escola. Foi efetuada a produção de dados mediante a observação participante, assistência das aulas e realização de entrevistas individuais semi-estruturadas em profundidade com 9 professores e 11 alunos. A análise do corpus foi efetuada distinguindo a percepção de cada grupo de atores e posteriormente buscou-se estabelecer alguma comparação entre a percepção dos diversos sujeitos do estudo sobre a adolescência, sexualidade e programa de educação sexual, dialogando com as teorias que embasam este estudo. Os resultados obtidos apontam diferentes percepções de adolescência, quer como fase problemática e de tensão, bem como fase de transição e da construção sócio-cultural. A sexualidade é percebida, pelos sujeitos desta pesquisa, como uma aprendizagem construída socialmente dependendo da cultura e do meio onde está inserido o indivíduo. Mesmo numa sociedade contemporânea, percebe-se certa dificuldade do diálogo entre os pais e filhos, principalmente quando o assunto é a sexualidade, tendo em conta certo tabu e preconceito. Registra-se, segundo os informantes, certa desarticulação entre a escola, a família e a instituição Igreja sobre a prevenção das IST/HIV/SIDA e a gravidez nos adolescentes. Apesar dos informantes reconheceram a importância do programa da educação sexual, revelaram que este deixa muito a desejar, visto que não atende todas as demandas atuais dos adolescentes caboverdianos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectEducation in healthpt_BR
dc.subjectEnsino Secundáriopt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSaúde Reprodutivapt_BR
dc.subjectIST/HIV/SIDApt_BR
dc.subjectPrevenção de doençaspt_BR
dc.subjectSaude publicapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectSexual educationpt_BR
dc.subjectPrevention of diseasespt_BR
dc.titlePrograma de educação sexual em IST/HIV/SIDA com adolescentes de uma escola secundária de Cabo Verde: percepção dos atores envolvidos no programa.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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