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dc.contributor.advisorVianna, Maria Isabel Pereira-
dc.contributor.authorSantos, Alcylene Carla de Jesus dos-
dc.creatorSantos, Alcylene Carla de Jesus dos-
dc.date.accessioned2013-05-04T17:26:07Z-
dc.date.available2013-05-04T17:26:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10347-
dc.descriptionp. 1-100pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A disfunção temporomandibular (DTM) caracteriza-se por dor na musculatura mastigatória, na articulaçãotemporomandibular, estalidos e limitação funcional. Tem como fatores etiológicos o estresse e a sobrecarga articular, condições presentes no teleatendimento. Embora o potencial patogênico nesta atividade seja um problema de saúde pública, a investigação acerca da DTM nesta população ainda é incipiente. Objetivo: descrever a frequência de disfunção temporomandibular entre teleatendentes e identificar fatores associados a sua ocorrência, focalizando, em especial, aqueles relacionados à ocupação. Métodos: Conduziu-se um estudo de corte transversal, exploratório, envolvendo 200 teleatendentes de um call center, mediante realização de entrevista e exame físico. Foram considerados aspectos clínicos, sócio demográficos, ocupacionais, psicossociais da ocupação (JCQ) e estresse psíquico (SQG12). Estabeleceram-se os sinais e sintomas, e a gravidade da DTM através da escala RDC/TMD e TMI respectivamente. Procedeu-se a análise descritiva e odds ratio (OR) foram estimados por meio de regressão logística não-condicional, empregando-se o IC a 95% como critério para aceitar as associações. Resultados: A frequência de DTM entre os teleatendentes foi 40,50%, com baixa gravidade (TMI=0,08±0,02). Observou-se uma associação positiva entre tempo de atividade (ORajust= 2,0; 95%IC: 1,1- 4,0), número médio de ligações por dia (ORajust=2,1; 95%IC: 1,1- 3,9) e nível de estresse (ORajust= 2,1; 95%IC: 1,1- 4,4) e a DTM. Considerações finais: Sugere-se, na população estudada, uma associação entre tempo de atividade maior do que 7 meses, número médio acima de 82 ligações por dia, alto nível de estresse e DTM. O conhecimento dos fatores ocupacionais associados à DTM nesta população favorece o estabelecimento de ações preventivas ou interceptativas, com vistas a diminuir a prevalência. Indica ainda a necessidade de atenção a esta atividade que está relacionada a múltiplos efeitos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em saúde coletivapt_BR
dc.subjectDisfunção temporomandibularpt_BR
dc.subjectDTMpt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectTemporomandibular disorderpt_BR
dc.subjectTMDpt_BR
dc.subjectTelemarketerpt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.titleTeleatendimento e disfunção temporomandibular: uma abordagem ocupacional.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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