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dc.contributor.advisorNunes, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.authorTourinho, Gilka Freitas-
dc.creatorTourinho, Gilka Freitas-
dc.date.accessioned2013-05-04T16:52:14Z-
dc.date.available2013-05-04T16:52:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10288-
dc.descriptionp. 1-184pt_BR
dc.description.abstractAs diversas concepções de saúde e doença estão envolvidas em dualismos como o do Corpo X Mente e o de Indivíduo X Sociedade. No entanto, a saúde e a doença integram corpo,mente, emoção, espírito e relações sociais suscitando uma abordagem integral ou biopsicossocial, que no caso, estamos sugerindo contribuições da psicologia analítica de Jung diante da concepção holística do sujeito. A dimensão psicossocial envolve questões psicológicas, sócio-afetivas e sócio-econômicas, além das questões culturais e espirituais. Esta dimensão deve ser assimilada no atendimento médico que visa esta abordagem biopsicossocial, estimulando a participação do sujeito numa prática de acolhimento, onde são reforçados a escuta, o diálogo e a narrativa da experiência e significados, envolvendo a família e a comunidade, figurando num contexto propiciador da ação educativa dialógica. O PSF situa-se na proposta de reorientação do modelo assistencial que figura no princípio da integralidade, onde estimula-se a atenção integral ou biopsicossocial, além do incentivo de aspectos preventivos aliados aos curativos, atendimento interdisciplinar e intersetorial. O presente estudo teve como objetivo a compreensão da percepção de 10 médicos professores de uma instituição-escola nos moldes do PSF sobre a dimensão psicossocial. Nesta proposta realizou-se análise do discurso das entrevistas coletadas seguindo a hipótese de que não há uma sistematização e integração de conceitos do que seja esta dimensão nem criação de um roteiro claro e conciso para melhor orientação dos alunos nesta investigação psicossocial que foi incluída na anamnese do atendimento local. Para tanto, além das entrevistas foram observados prontuários preenchidos pelos alunos. A importância da localização da história da doença na história de vida do paciente, contextualizando sua queixa e considerando seu ponto de vista sobre a enfermidade em questão despontam nesta abordagem biopsicossocial, a qual necessita de uma melhora na atual relação médico-paciente, a fim de poder se criar melhores condições para realização desta investigação psicossocial. Acredita-se na importância de uma melhor formação médica para estímulo desta integração biopsicossocial no atendimento que inclui a sistematização da dimensão psicossocial para inclusão na anamnese e assimilação desta dimensão na condução da consulta, além de maior oferta de atendimentos psicológicos para encaminhamentos no sistema de referência (inclusive da atenção básica) e a presença do psicólogo na equipe para trabalho interdisciplinar dentro do PSF, inclusive no caso desta instituição, para complementaridade da consulta de abordagem biopsicossocial.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectPsychosocial dimensionpt_BR
dc.subjectPrograma saúde da famíliapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAbordagem biopsicossocialpt_BR
dc.subjectDimensão psicossocialpt_BR
dc.subjectSaude coletivapt_BR
dc.subjectBiopsychosocial boardingpt_BR
dc.subjectFamily health programpt_BR
dc.titleDimensão Psicossocial: percepções dos médicos de uma instituição escola de Salvador.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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