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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFagundes, Norma Carapiá-
dc.contributor.authorLima, Maricélia Maia-
dc.creatorLima, Maricélia Maia-
dc.date.accessioned2013-04-30T23:06:23Z-
dc.date.available2013-04-30T23:06:23Z-
dc.date.issued2013-04-30-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10214-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, que tem como objetivo analisar os processos de capacitação em Vigilância Epidemiológica (VE) em um SUS municipal. O referencial teórico está embasado nos fundamentos conceituais da Educação enquanto ação transformadora, com ênfase nas concepções da Educação Permanente em Saúde (EPS). Os dados primários foram coletados através de entrevista semi-estruturada com gestores, trabalhadores da vigilância epidemiológica, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF). Os dados secundários foram obtidos através da análise de documentos. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática, de Bardin (1979). A pesquisa demonstrou que os processos de capacitação em VE são predominantemente caracterizados como pontuais, técnicos, emergenciais, impositivos e centrados nas doenças, evidenciando a hegemonia do modelo biomédico. Quanto ao planejamento e avaliação, foram considerados pouco participativos. A (des) integração do trabalho e pouca articulação intra e intersetorial, com processos de capacitação descontextualizados da realidade dos serviços, foram evidenciados. Entretanto, de forma incipiente, foram apontadas experiências inovadoras, com processos de capacitação mais participativos e com o uso de metodologias vinculadas ao contexto do trabalho das equipes de saúde. Para os sujeitos da pesquisa, os processos de capacitação em VE são importantes e necessários; porém, da forma como vêm sendo desenvolvidos, mostram-se pouco eficazes para promoverem mudanças significativas nas práticas dos trabalhadores e nas organizações. Desta forma, conclui-se que os processos de capacitação em VE podem se constituir em estratégias de gestão, de mudanças de práticas e do modelo de atenção, desde que estes se aproximem das concepções da Educação Permanente em Saúde, onde o espaço de trabalho se constitua em um espaço de ensino – aprendizagem para gestores, trabalhadores e população em busca de mudanças para a saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcessos de capacitaçãopt_BR
dc.subjectVigilância epidemiológicapt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectTrabalhadores da saúdept_BR
dc.titleOs processos de capacitação em vigilância epidemiológica: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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