Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10164
Tipo: Tese
Título: Estudo da constituição, dinâmica e agregação moleculares de petróleos parafínicos por espectroscopias simultâneas de lente térmica e de fluorescência (LIFirr LIFinstaspec)
Autor(es): Lima, Angelo Marcos Vieira
Autor(es): Lima, Angelo Marcos Vieira
Abstract: Esta monografia de tese inicialmente descreve a base teórica da fenomenologia da espectroscopia de lente térmica (ELT) e sua classificação. É descrita a montagem de um sistema experimental de ELT com resolução temporal de milissegundos acoplado a um sistema de detecção de intensidade e espectro instantâneo de fluorescência com resolução de 100 ms. São apresentados os resultados experimentais de amostras de dois petróleos mortos da Bacia do Recôncavo Baiano com diferentes teores de parafina. ELT resolvida no tempo (ELTRT) associado à espectroscopia de absorção e fluorescência mostrou ser uma técnica complementar e eficiente na análise de formação e saturação de aglomerados em soluções de petróleo em óleo mineral com a influência de parafinas e proporcionou a determinação da concentração crítica de nanoagregados (CNAC) em meio parafínico e o raio hidrodinâmico destes nanoagregados sem prévia extração das fases do petróleo. Estes resultados foram discutidos e serviram de base para a elaboração de novos procedimentos experimentais com o intuito de entender melhor o funcionamento da parafinação no petróleo e, consequentemente utilizar a ELT como instrumento analítico na indústria petrolífera.
Palavras-chave: Petróleo - Análise
Espectroscopia de laser
Fluorescência de raio X
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10164
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_angelo5.pdfDocumento principal3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.