Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O crescimento dos serviços de auto-atendimento e sua participação no aumento do desemprego nos bancos comerciais a partir da década de 90
Autor(es): Bellak Neto, Jorge
Autor(es): Bellak Neto, Jorge
Abstract: O objetivo desta monografia é analisar a evolução dos serviços bancários, principalmente aqueles denominados auto-serviços e mostrar a relação entre sua modernização e a crescente diminuição de postos de trabalho no ramo bancário. Estes impactos podem ser claramente observados quando se estuda o quadro de emprego nos últimos treze anos nos bancos brasileiros. Devido ao desenvolvimento das máquinas e equipamentos proporcionado pelos avanços tecnológicos esta queda é claramente evidenciada. O crescente número de clientes utilizadores de serviços como internet, caixas automáticos, celulares, pager, entre outros contribuem para o aumento da utilização dos serviços de auto-atendimento e a redução do quadro funcional dos bancos.
Palavras-chave: Bancos comerciais
Auto-serviço
Desemprego tecnológico – Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10156
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGE BELLAK NETOseg.pdf153,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.