Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Sueli Almuiña Holmer-
dc.contributor.authorMaia, Maria Silvana Silveira-
dc.creatorMaia, Maria Silvana Silveira-
dc.date.accessioned2013-04-25T17:42:31Z-
dc.date.available2013-04-25T17:42:31Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10095-
dc.descriptionp. 1-163pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou avaliar a contribuição do Projeto de Educação Ambiental (PEA) do Programa Bahia Azul na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de valores e atitudes relativos ao meio ambiente e saneamento junto aos agentes multiplicadores, bem como caracterizar o processo de monitoramento e avaliação do projeto junto aos gestores e especialistas envolvidos na sua execução, fornecendo subsídios para a definição de indicadores de acompanhamento e avaliação de projetos desta natureza. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo a aplicação de formulário junto aos agentes multiplicadores da comunidade da Bacia do Alto Pituaçu e questionários junto aos gestores e especialistas. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que as ações educativas do PEA proporcionaram a construção de conhecimento sobre meio ambiente, saúde e saneamento, os quais por sua vez, resultaram no desenvolvimento de atitudes e valores, que se expressam através do envolvimento da comunidade na melhoria e manutenção da qualidade ambiental. A mudança de comportamento da comunidade resgata a importância da ação educativa dos agentes multiplicadores, contudo, a falta de acompanhamento por parte do órgão executor, tem restringido a sua atuação na comunidade, o que poderá se refletir negativamente na manutenção do sistema de esgotamento sanitário. A metodologia de avaliação do PEA privilegiou uma abordagem predominantemente quantitativa, baseada na verificação do cumprimento das metas do projeto, inconsistente com os objetivos das ações educativas implementadas. Os gestores e especialistas reconhecem a importância da avaliação e da necessidade de definir e mensurar indicadores que possibilitem a obtenção de dados relativos ao grau de informação das comunidades sobre meio ambiente e saneamento e de participação na conservação dos equipamentos implantados. A carência de monitoramento e avaliação do PEA impossibilita a contínua alimentação de dados e a respectiva análise, inviabilizando a utilização dos resultados obtidos como parâmetros para planejamento e implementação de um próximo programa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em ecologia e biomonitoramento do Instituto de Biologia UFBApt_BR
dc.subjectEnvironment educationpt_BR
dc.subjectSanitationpt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectPrograma Bahia Azulpt_BR
dc.subjectSaneamentopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectMonitoramento e avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMonitoring and evaluationpt_BR
dc.subjectBahia Azul Programpt_BR
dc.subjectIndicatorspt_BR
dc.titleEducação ambiental em intervenções de saneamento: a experiência do Programa Bahia Azul na comunidade da Bacia de Alto Pituaçu, Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (Pós-Ecologia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao seg.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.