Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34446
Tipo: Tese
Título: "FOLIAS DIVINAS EM REDES: Patrimônio Imaterial, Gestão Cultural e Economia Criativa na Festa de Iemanjá em Salvador".
Autor(es): Queiroz, Mércia Maria Aquino de
Autor(es): Queiroz, Mércia Maria Aquino de
Abstract: Esta tese analisa a Festa de Iemanjá, celebração afro-religiosa realizada anualmente em Salvador, no Rio Vermelho, no dia dois de fevereiro, em homenagem ao orixá Iemanjá. Na contemporaneidade, ela ocupa lugar de destaque na vida social da cidade pelo seu aspecto simbólico e, ao mesmo tempo, experimenta inflexões com processos midiáticos, turísticos e de mercantilização. A pesquisa teve como princípio que a dinâmica da Festa de Iemanjá depende de articulações em rede, que envolvem diferentes atores sociais em busca da realização do festejo. As ações desses atores são guiadas por lógicas diferentes, muitas vezes conflituosas, e que envolvem valores simbólicos, a busca pelo lucro, questões de cidadania, entre outras. Utilizando de pesquisa secundária, entrevistas e pesquisa de campo de 2016 a 2019, além de análise de redes sociais, a investigação teve como objetivo mapear os atores que participam da Festa verificando as relações sociais que se estabelecem e estruturam diferentes situações, influenciando fluxos de ideias, materiais, informações e poder. Com abordagem de natureza qualitativa, a pesquisa permitiu que fossem analisadas experiências dos atores envolvidos com a Festa, investigados documentos sobre a mesma e examinadas interações entre os atores. A tese é apresentada em seis capítulos, sendo que a introdução revela o interesse pela pesquisa, experiências profissionais com ênfase na economia criativa, a proposta de investigação, objetivos, o recorte de pesquisa e pressupostos metodológicos. Em seguida, capítulo 2, são apontados os caminhos teóricos, de base multidisciplinar, que fundamentam o trabalho. O terceiro apresenta uma breve análise socio-histórica da festa e os seus novos movimentos, inclusive com a inserção de novos atores em sua dinâmica. A pesquisa acentuou indicativos que, para os pescadores e fazedores da festa, a principal lógica que rege a Festa de Iemanjá é a simbólica, de modo geral, e religiosa, em particular. Na sequência, o quarto capítulo traz o resultado do mapeamento dos atores fundamentais para a realização da Festa, suas atribuições e conexões. Entrevistas realizadas e documentos pesquisados evidenciam a existência de um arranjo gerencial da Festa com características próprias, pelo seu desenho reticular, articulando atores diversos com um objetivo comum que é a realização da festa para reverenciar Iemanjá. Indicam uma governança não formalizada, horizontal, que coordena e controla as ações necessárias para viabilizar a realização da festividade, de forma colaborativa, o que não significa a inexistência de conflitos entre eles. Apontam também as inovações tecnológicas a serviço da gestão da festa e conexões desta com o Turismo. No quinto capítulo a tese mostra que a Festa de Iemanjá possibilita a realização de diversos negócios que geram oportunidades de trabalho, ainda que temporário, e movimentos financeiros para a cidade, tanto no circuito festivo e arredores, como fora do circuito, porém com a apropriação do nome do Orixá e do seu significado simbólico. Concluindo, no capítulo 6, a tese aponta que a Festa de Iemanjá se realiza em redes diferenciadas de atores diversos marcadas tanto por conflitos como pela cooperação entre eles. Tanto as redes que se formam em torno da festa, como a potência da economia criativa nela encontrada, ancoram-se na sua dimensão simbólica e religiosa, contribuindo para a movimentação econômica no bairro e na cidade. Favorece ainda a criação de múltiplos mercados, dentro e fora do circuito festivo, e reforça, sobretudo, a importância das religiões afro-brasileiras e a devoção pelos Orixás.
ABSTRACT This thesis analyzes the Festa de Iemanjá (Yemanja's Party), an Afro-religious celebration held annually in Salvador, in Rio Vermelho, on February 2, in honor of the orisha, Iemanjá. Nowadays, it occupies a prominent place in the city's social life due to its symbolic aspect and, at the same time, it experiences inflections with media, tourist and commercialization processes. The research had as principle that the dynamics of the Festa de Iemanjá depends on network articulations, which involve different social actors to carry out the celebration. The actions of these actors are guided by different logics, often conflicting, and involving symbolic values, the search for profit, issues of citizenship, among others. Using secondary research, interviews and field research from 2016 to 2019, in addition to analysis of social networks, the investigation aimed to map the actors who participate in the Party, verifying the social relationships that are established and structure different situations, influencing flows of ideas, materials, information and power. With a qualitative approach, the research allowed to analyze the experiences of the actors involved with the Party, investigate documents about it and examine interactions between the actors. This thesis is presented in four chapters, the first of which points out the theoretical paths, with a multidisciplinary basis, which support the work. The second presents a brief socio-historical analysis of the party and its new movements, including the inclusion of new actors in its dynamics. The research highlighted indications that the main logic that governs the Festa de Iemanjá is symbolic, in general, and religious, in particular, for anglers and party makers. Next, the result of the mapping of the key actors for the realization of the Party, is presented, also their attributions and connections. Interviews carried out and documents researched show the existence of a management arrangement of the Party with its own characteristics, due to its reticular design, articulating different actors with a common objective, which is the realization of the party to reverence Iemanjá. They indicate non-formalized, horizontal governance, which coordinates and controls the actions necessary to make the festivity possible, in a collaborative way, which does not mean that there are no conflicts between them. They also point to technological innovations at the service of party management and its connections with Tourism. In the fourth chapter, the thesis shows that the Festa de Iemanjá makes it possible to carry out various businesses that generate job opportunities, although temporary, and financial movements for the city, both in the festive circuit and surroundings, as well as outside the circuit, but with appropriation the name of the Orisha and its symbolic meaning. In conclusion, the thesis points out that the Festa de Iemanjá takes place in differentiated networks of different actors, both marked by conflicts and cooperation between them. Both the networks that form around the party and the power of the creative economy found in it are anchored in its symbolic and religious dimension, contributing to the economic movement in the neighborhood and in the city. Favoring the creation of multiple markets, within and outside the festive circuit, and reinforcing, above all, the importance of Afro-Brazilian religions and devotion to the Orishas.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural
Iemanjá - Festa
Cultura - Aspectos econômicos
Criatividade - Aspectos econômicos
Redes Sociais
CNPq: Ciências Humanas
Multidisciplinar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34446
Data do documento: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE de MÉRCIA QUEIROZ PARA REPOSITÓRIO DA UFBA em out 2021.pdf10,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.