Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34417
Tipo: Tese
Título: Cante de lá que eu canto de cá; a cultura lúdica na educação de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Amaleide Lima dos
Autor(es): Santos, Amaleide Lima dos
Abstract: O presente estudo nasce das inquietações vivenciadas no exercício da docência em classes de Educação de Jovens e Adultos – EJA - e revela a premissa de que nessas classes se faz necessário compreender os educandos como protagonistas da sala de aula, lócus onde suas histórias de vida devem ser reconhecidas e compreendidas nos campos sociais e políticos. A investigação segue o método etnográfico de abordagem qualitativa e tem por objetivo compreender como se manifesta a cultura lúdica dos educandos no contexto da Educação de Jovens e Adultos, para trazer à tona o lugar que esta ocupa na prática pedagógica desse segmento de ensino. O campo empírico foi composto por duas escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Neste estudo propõe-se, ainda: 1) analisar como os educandos da EJA expressam/evocam suas experiências provenientes da cultura lúdica no cotidiano escolar; 2) reconhecer como docentes da EJA mobilizam a cultura lúdica dos educandos em suas práticas pedagógicas; 3) contribuir para a construção de uma perspectiva pedagógica que valorize a cultura lúdica na Educação de Jovens e Adultos. O aporte teórico assenta-se em autores referendados como: ALVARES (2012), ARROYO (2005, 2008, 2012, 2017), BROUGÈRE (1998, 2002, 2010), D`ÁVILA (2005, 2008, 2013, 2016, 2017, 2018), FREIRE (1967, 1985, 1996, 1997, 2001), GADOTTI (2003, 2008, 2016), LOPES (2004), LUCKESI (2000, 2002, 2016), FORTUNA (2004; 2010), FRIEDMANN (1996), HUIZINGA (2014), KISHIMOTO (1998, 2000, 2003), MAFFESOLI (1998, 2004), dentre outros. A relevância da presente pesquisa pode ser constatada quando identificamos que, apesar da existência de estudos que contemplam as temáticas da ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas, são raras as pesquisas que abordem tais categorias na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos, revelando-se, pois, uma lacuna existente nos Programas de Pós-Graduação no Estado da Bahia e no Brasil. Os resultados indicam a constituição das classes da EJA como grupo social produtor de cultura, com forte vínculo afetuoso entre docente e educandos no qual a mobilização concernente à cultura lúdica se dá pela interação, cumplicidade, partilhas e solidariedade através do processo virtuoso da conduta lúdica docente.
ABSTRACT The present study arises from the concerns experienced in teaching Youth and Adult Education classes - EJA - and reveals the premise that in these classes it is necessary to understand students as protagonists of the classroom, the locus where the stories of their lives should be recognized and understood in the social and political fields. The investigation follows the ethnographic method of qualitative approach and aims to understand how the ludic culture of students is manifested in the context of Youth and Adult Education, to bring out the place it occupies in the pedagogical practice of this segment of education. The empirical field consists of two schools in the municipal education system of Salvador. This study also proposes: 1) to analyze how EJA students express / evoke their experiences from the ludic culture in the school routine; 2) to recognize how EJA teachers mobilize the ludic culture of students in their pedagogical practices; 3) to contribute to the construction of a pedagogical perspective that values the ludic culture in Youth and Adult Education. Theoretical contribution is based on authors referenced as ALVARES (2012), ARROYO (2005, 2008, 2012, 2017), BROUGÈRE (1998, 2002, 2010), D`ÁVILA (2005, 2008, 2013, 2016, 2017, 2018), FREIRE (1967, 1985, 1996, 1997, 2001), GADOTTI (2003, 2008, 2016), LOPES (2004), LUCKESI (2000, 2002, 2016), FORTUNA (2004; 2010), FRIEDMANN (1996), HUIZINGA (2014), KISHIMOTO (1998, 2000, 2003), MAFFESOLI (1998, 2004), among others. The relevance of this research can be seen when we identify that, although there are several studies covering the themes of playfulness and ludic culture in pedagogical practices, research that aims such categories in the perspective of Youth and Adult Education is rare, revealing itself therefore, a gap existing in the Graduate Programs in the State of Bahia and in Brazil. The results indicate the constitution of the classes of EJA as a social group that produces culture, with a strong affectionate bond between teachers and students in which the mobilization concerning ludic culture occurs through interaction, complicity, sharing and solidarity through the virtuous process of teaching ludic conduct.
RESUMEN El presente trabajo surge de las preocupaciones experimentadas en la enseñanza en las clases de Educación de Jóvenes y Adultos, EJA, y revela la premisa de que en estas clases es necesario entender a los estudiantes como protagonistas del aula, el lugar donde deberían vivir sus historias de vida. ser reconocido y entendido en los ámbitos social y político. La investigación sigue el método etnográfico de enfoque cualitativo y tiene como objetivo comprender cómo se manifiesta la cultura lúdica de los estudiantes en el contexto de la educación de jóvenes y adultos, para resaltar el lugar que ocupa en la práctica pedagógica de este segmento de la educación. El campo empírico consta de dos escuelas en el sistema educativo municipal de Salvador. Este estudio también propone: 1) analizar cómo los estudiantes de EJA expresan / evocan sus experiencias de la cultura lúdica en la rutina escolar; 2) reconocer cómo los maestros de EJA movilizan la cultura lúdica de los estudiantes en sus prácticas pedagógicas; 3) contribuir a la construcción de una perspectiva pedagógica que valore la cultura lúdica en la educación de jóvenes y adultos. La contribución teórica se basa en autores mencionados como ALVARES (2012), ARROYO (2005, 2008, 2012, 2017), BROUGÈRE (1998, 2002, 2010), D`ÁVILA (2005, 2008, 2013, 2016, 2017, 2018), FREIRE (1967, 1985, 1996, 1997, 2001), GADOTTI (2003, 2008, 2016), LOPES (2004), LUCKESI (2000, 2002, 2016), FORTUNA (2004; 2010), FRIEDMANN (1996), HUIZINGA (2014), KISHIMOTO (1998, 2000, 2003), MAFFESOLI (1998, 2004), entre otros. La relevancia de esta investigación se puede ver cuando identificamos que, aunque hay varios estudios que contemplan los temas del ludicidad y la cultura lúdica en las prácticas pedagógicas, la investigación que aborda tales categorías en la perspectiva de la Educación de Jóvenes y Adultos es escasa, revelándose por lo tanto, que existe una brecha en los Programas de Posgrado en el Estado de Bahía y en Brasil. Los resultados indican la constitución de las clases de EJA como un grupo social que produce cultura, con un fuerte vínculo afectivo entre maestros y estudiantes en el que la movilización en torno a la cultura lúdica se produce a través de la interacción, la complicidad, el intercambio y la solidaridad a través del proceso virtuoso de la enseñanza de la conducta lúdica.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Estudantes de Educação de Jovens e Adultos
Contexto cultural
Ludicidade
Prática pedagógica
EJA
Cultura lúdica
Youth and Adult Education classes
Ludic culture
Playfulness
Pedagogical practices.
Clases de educación para jóvenes y adultos
Ludicidad.
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34417
Data do documento: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL REPOSITÓRIO.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.