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Tipo: Dissertação
Título: (In)visibilidades (des)territorializadas na experiência escolar: gênero, sexualidades e masculinidades negras de estudantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador/BA
Autor(es): Passos, Almerson Cerqueira
Autor(es): Passos, Almerson Cerqueira
Abstract: Do lugar de homem negro, cisgênero, homossexual, candomblecista e “cria” do Subúrbio Ferroviário de Salvador, acredito que os debates sobre diversidade podem contribuir para o entendimento de diferentes modos de vida juvenis no contexto escolar. Quando olho para trás, consigo ver que teci uma trajetória clandestina, de muito sofrimento, uma vez que escamoteava desejos e liberdades em prol de uma suposta “aceitação”, disciplinarização e honra aos princípios morais socialmente estabelecidos, precisando estar adequado e pertecente à “produção de homens e mulheres de verdade”. A partir dessa reflexão subjetiva e tendo em conta o trabalho de campo, percebi que as questões de territorialidade produzem experiências distintas entre jovens estudantes negros/as e/ou LGBT de regiões populares das capitais brasileiras, que lidam com seus corpos e afetividades através de perspectivas insurgentes nos espaços comunitários. A presente dissertação tem por objetivo compreender, através da etnografia, os entrelaçamentos de gênero, sexualidades e masculinidades negras na experiência escolar de estudantes da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador/BA. Analisar a experiência escolar desses jovens me possibilitou expandir a reflexão sobre as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles(as), construindo a percepção de que o espaço escolar pode ser um lugar de sociabilidades e descobertas. A escola que estudei não era apenas um contexto de transmissão do conhecimento formal, mas, principalmente, um território em que as con(fusões) afetivo-sexuais acontecem, anunciando projetos de (re)existência juvenis plurais e fluidos.
From my own positionality as a gay black cisgender man who practices the religion of Candomblé and is a child of the peripheral, working-class Subúrbio Ferroviário region of the city of Salvador, Brazil, I believe that the debates around diversity in the context of school can contribute to a broader understanding of different ways of life for youth. When I look to the past, I see that I wove a clandestine path, one of much suffering, where I effaced desires and freedoms for the sake of a supposed “acceptance,” discipline, and honor to socially established moral principles due to the need to be seen as adequate and to belong to the “production of true men and women.” Departing from this subjective reflection and through fieldwork, I perceived how the questions of territoriality produce distinct experiences among young black and/or LGBT students from working-class regions of Brazil’s capital cities, who deal with their bodies and affectivities via insurgent perspectives within community spaces. The objective of this dissertation is to understand, through ethnography, the intertwining of gender, sexualities, and black masculinities in students’ experiences in school in the Subúrbio Ferroviário in Salvador, Bahia, Brazil. Analyzing the school experiences of these young people allowed me to expand a reflection about the coping strategies that they used, contributing to an understanding that the school space can be a place for sociability and discoveries. The school that I studied was not only a context for the transmission of formal knowledge, but, principally, a domain where affective-sexual (con)fusions occur, foretelling plural and fluid plans by youth for (re)existence.
De mon lien d'un homme noir, cisgenre, homosexuel, membre du candomblé et née dans le quartier Subúrbio Ferroviário de Salvador, je crois que les débats sur les diversités peuvent contribuer à la compréhension des différentes manières de vivre des jeunes dans le contexte scolaire. Quand je regarde en arrière, je peux voir que j'ai construit une trajectoire clandestine, de beaucoup de souffrance, puisque j'ai caché des désirs et des libertés au nom d'une supposée "acceptation", d'une discipline et honneur à des principes moraux socialement établis, devant être adéquats et appartenant à la "production d'hommes et de femmes réels". À partir de cette réflexion subjective et en tenant compte d'études sur le terrain, j'ai constaté que les questions de territorialité produisent des expériences distinctes chez les jeunes étudiants noirs et/ou LGBT des régions populaires des capitales brésiliennes, qui traitent de leur corps et de leurs affectivités à travers des perspectives insurgées dans les espaces communautaires. Cette thèse vise à comprendre, à travers l'ethnographie, l'imbrication des genres, des sexualités et des masculinités noires dans l'expérience scolaire des élèves de la région du chemin de fer de banlieue de Salvador, Bahia. L'analyse de l'expérience scolaire de ces jeunes m'a permis d'élargir ma réflexion sur les stratégies d'adaptation qu'ils utilisent, en construisant la perception que l'espace scolaire peut être un lieu de sociabilité et de découverte. L'école que j'ai étudiée n'était pas seulement un contexte de transmission de connaissances formelles, mais surtout un territoire où se produit les confusions affectives-sexuelles, annonciatrice de projets des existences et des résistances juvéniles qui sont plurielles et fluides
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Masculinidades negras
Experiência escolar
Subúrbio Ferroviário de Salvador
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34293
Data do documento: 28-Set-2021
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