Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34197
Tipo: Tese
Título: Corpos e culturas na educação a distância: um estudo de caso sobre formação e experiência em duas instituições públicas de ensino superior na Bahia/Brasil
Autor(es): Carvalho, Jucineide Lessa de
Autor(es): Carvalho, Jucineide Lessa de
Abstract: A pesquisa objetivou analisar os conceitos de corpo, cultura, experiência e formação, e como esses entrelaçamentos se constituem em fundamento para a Educação a Distância em duas Instituições Públicas de Ensino Superior: uma estadual e uma federal. A justificativa do estudo decorre da lacuna encontrada na ausência de investigação sobre corpo e cultura na Educação a Distância no país. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitatitiva, com inspiração em Minayo (2013). As entrevistas individuais e em grupo, ocorridas no ano de 2020, em tempos de pandemia da COVID-19, foram o principal procedimento para a construção do estudo, sendo acompanhadas pela análise documental. Os sujeitos investigados - estudantes, professores, tutorias e coordenações - produziram sentidos que foram analisados a partir da referência de Verón (1980). O embasamento teórico da pesquisa fundamentou-se na concepção de corpo, cultura, formação e experiência, tendo como foco a Educação a Distância. Foram selecionados, para tal, os estudos de Merleau-Ponty (1999), Le Breton (2007), Silva (2020), Geertz (2008), Silva (2000), Freire (2004), Moura (2017), Larrosa (2011), Santos (2019), Almeida (2003), Peters (2003), Polak (2006), Mill (2010), principalmente. Ao trazer a formação e experiência para o foco do estudo de caso, constata-se que a lacuna verificada da ausência do debate sobre corpo e cultura ultrapassa os limites da Educação a Distância. É um limite da educação como um todo. Como conclusão, indica-se a urgência de tratar os conceitos de corpo, cultura e experiência de maneira entrelaçada na formação, uma Educação com corpos, culturas e emoções, ou seja, o anúncio de um fundamento que requer intencionalidade nas proposições de uma Educação a Distância com corpo e cultura como centralidade.
ABSTRACT The research aimed to analyze the concepts of body, culture, experience and training, and how these intertwines are the foundation for Distance Education in two Public Higher Education Institutions: one state and another federal. The justification of the study stems from the gap found in the absence of research on body and culture in Distance Education in Brazil. It is characterized as a multiple case study, with a qualitative approach, inspired by Minayo (2013). Individual and group interviews, which took place in the year 2020, in times of the COVID-19 pandemic, were the main procedure for the construction of the study, being accompanied by documentary analysis. The investigated subjects - students, professor, tutors and coordinators - produced meanings which were analyzed from the reference of Verón (1980). The theoretical basis of the research was grounded on the concept of body, culture, training and experience, focusing on Distance Education. For this purpose, were selected the studies of Merleau-Ponty (1999), Le Breton (2007), Silva (2020), Geertz (2008), Silva (2000), Freire (2004), Moura (2017), Larrosa (2011), Santos (2019), Almeida (2003), Peters (2003), Polak (2006), Mill (2010), mainly. When bringing training and experience to the focus of the case study, it appears that the gap verified in the absence of the debate on body and culture goes beyond the limits of Distance Education. It is a limit on education as a whole. As conclusion, it is indicated the urgency to treat the concepts of body, culture and experience in an interwoven way in the training, an Education with bodies, cultures and emotions, in other words, the announcement of a foundation which requires intentionality in the propositions of an Distance Education with body and culture as centrality.
Palavras-chave: Corpos
Culturas
Educação a Distância
Formação
Experiência
Entrelaçamentos
Educação Superior
Pandemia
COVID-19
Ensino à distância
Corpo humano na educação
Corpo
Cultura
Formação
Ensino superior
Pandemia
Bodies
Cultures
Distance Education
Training
Experience
Intertwinemen
High Education
Pandemic
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34197
Data do documento: 9-Set-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Jucineide Lessa de Carvalho_Versão Final_PPGE_UFBA_2021.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.