Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34157
Tipo: Tese
Título: Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia
Autor(es): Silva, Ivson Conceição
Autor(es): Silva, Ivson Conceição
Abstract: A presente tese de doutoramento é uma investigação ontológica sobre as causalidades postas que influem na fragmentação das premissas teóricas na produção/circulação do conhecimento. Apresenta a seguinte problemática: quais são os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia? O objetivo foi analisar, compreender e explicar os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e apontar possibilidades superadoras a partir de uma síntese ontológico-conclusiva. No campo metodológico, valeu-se da pesquisa bibliográfica enquanto técnica permanente do processo de investigação e exposição. Para a caracterização dos dados, empregou-se a pesquisa descritiva. Para a depuração da lógica interna da produção do conhecimento, utilizou-se a pesquisa epistemológica a partir da matriz analítica, procedendo da seguinte forma: 1) levantamento das teses nos bancos dados online do EPISTEF/Bahia; 2) leitura analítica das dissertações e teses, para apreensão da concepção de ser humano/sociedade enquanto premissa ontológica; 3) registro da leitura analítica numa planilha Microsoft Office Excel e síntese progressiva considerando os dados apreendidos. O debate central da tese se valeu da ontologia materialista, histórica e dialética, apresentando, como centralidade ontológica do desenvolvimento humano, o trabalho enquanto ato teleologicamente guiado para o “pôr do fim perante um objeto natural”. A partir deste desenvolve suas explicações sobre a relação entre: causalidade natural e causalidade posta; sujeito-objeto; teleologia espontânea e finalística; formação das funções psicológicas superiores; conhecimento cotidiano e científico. Parte do pressuposto que ser humano e sociedade formam um complexo indivisível. Constata que há três perspectivas divergentes sobre a concepção de ser humano/sociedade: a) primazia do aspecto objetivo; b) ênfase no subjetivo; c) da relação dialética entre subjetivo e objetivo, predominando as duas perspectivas fragmentárias. Dessas compreensões desdobram-se as seguintes concepções de sociedade: natural e impossível de ser conhecida em sua essência e de, consequentemente, ser alterada; 2) sociocultural, mas sua alteração só pode ocorrer na esfera subjetiva individual; 3) enquanto produto histórico, que é passível ser conhecida e alterada radicalmente em sua essência. Estabelece a relação entre a produção/circulação do conhecimento analisada com a base material expondo enquanto nexos causais teleologicamente postos quem influem nestas: o subdesenvolvimento como consequência da contenção das forças produtivas geneticamente ligadas ao colonialismo, neocolonialismo e imperialismo; o desenvolvimento desigual na divisão internacional do trabalho entre nações de capitalismo avançado (produtoras) e subdesenvolvidas (consumidoras); infraestrutura nacional pluriparticular entre ilhas regionais altamente produtivas por multinacionais em contradição com grandes áreas pré-capitalistas; o desenvolvimento econômico assentado nos interesses do mercado, em detrimento do progresso social. A síntese ontológico-conclusiva constata a necessidade da produção científica recuperar a ontologia materialista, histórica e dialética enquanto instrumento teórico que possibilita analisar, compreender e explicar a realidade em seu ser-propriamente-assim; preconiza a análise radical, rigorosa e de conjunto dos objetos/fenômenos da investigação científica. Aponta elementos para a construção de um programa político por diversos instrumentos de organização e luta da classe trabalhadora para ruptura e superação do modo de produção capitalista: a) unidade contraditória e indivisível entre teoria e prática, programa e ações, sujeito e objeto, realidade e pensamento, ciência e política, ciência e ideologia, história e projeto histórico, ontologia, gnosiologia, axiologia e teleologia; b) defesa da formação ampliada de professores de Educação Física como estratégia de ruptura com a fragmentação entre licenciatura e bacharelado; c) formação política dos professores de Educação Física, e dos professores em geral, para fortalecimento dos organismos da classe trabalhadora (partidos, sindicatos, associações, movimento de lutas sociais, entidades científicas e outras; d) projeção do desenvolvimento econômico assentado na perspectiva da soberania nacional e na formação humana; e) domínio da ciência, na perspectiva humano-social, para superação da subordinação tecnológica pautada nos interesses de mercados impostos pelas multinacionais e pelos organismos multilaterais; f) união com as nações que apresentam interesses em libertar-se do jugo do capital, para constituição de uma frente anti-imperialista internacional, para ingressar em um processo permanente de revolução pela precipitação do definhamento do sistema metabólico do capital.
ABSTRACT The present doctoral thesis is an ontological investigation about the causalities that influence the fragmentation of the theoretical premises of scientific production. It presents the following problem: what are the teleologically placed causal nexuses that ontologically determine the fragmentation between the theoretical and programmatic premises in the production of hegemonic knowledge in Physical Education in the state of Bahia? The objective was to analyze, understand and explain the teleologically placed causal nexuses that ontologically determine the fragmentation between the theoretical and programmatic premises in the production of hegemonic knowledge in Physical Education in the state of Bahia and to point out overcoming possibilities from an ontological-conclusive synthesis. In the methodological field, bibliographic research was used as a permanent technique of the investigation and exhibition process. To characterize the data, we use descriptive research. To debug the internal logic of knowledge production, we use epistemological research from the analytical matrix, proceeding as follows: 1) survey of the theses in the online databases of EPISTEF / Bahia; 2) analytical reading of dissertations and theses, to apprehend the concept of human being / society as an ontological premise; 3) record of the analytical reading in a Microsoft Office Excel spreadsheet and progressive synthesis considering the seized data. The central debate of the thesis used materialistic, historical and dialectical ontology, presenting work as an ontological centrality of human development, as a teleologically guided act to put an end to a natural object. From this he develops his explanations about the relationship between: natural causality and posed causality; subject-object; spontaneous and finalistic teleology; formation of higher psychological functions; everyday and scientific knowledge. It assumes that human beings and society form an indivisible complex. Notes that there are three divergent perspectives on the concept of human being / society: a) primacy of the objective aspect; b) emphasis on the subjective; c) the dialectical relationship between subjective and objective, with predominance of the two fragmentary perspectives. From these understandings, the following conceptions of society unfold: natural and impossible to be known in its essence and, consequently, to be altered; 2) sociocultural, but its change can only occur in the individual subjective sphere; 3) as a historical product that can be known and radically changed in its essence. Considering these elements, it establishes the relationship between the production / circulation of knowledge analyzed with the material base, exposing as causal nexuses teleologically placed those who influence these: underdevelopment as a consequence of the containment of productive forces genetically linked to colonialism, neocolonialism and imperialism; the uneven development in the international division of labor between advanced capitalist (producing) and underdeveloped (consuming) nations; pluriparticular national infrastructure between highly productive regional islands by multinationals in contradiction with large pre-capitalist areas; economic development based on market interests, to the detriment of social progress. The ontological-conclusive synthesis confirms the need for scientific production to recover materialist, historical and dialectic ontology as a theoretical instrument that makes it possible to analyze, understand and explain reality in its being-properly-so; advocates a radical, rigorous and comprehensive analysis of the objects / phenomena of scientific investigation. It points out elements for the construction of a political program through various instruments of organization and struggle of the working class to break with the causal nexuses teleologically placed in the capitalist way of producing sociability: a) contradictory and indivisible unity between theory and practice, program and actions, subject and object, reality and thought, science and politics, science and ideology, history and historical project, ontology and teleology: b) defense of the expanded training of Physical Education teachers, as a strategy to break with the fragmentation between undergraduate and bachelor's degrees; c) political training of Physical Education teachers, and of teachers in general, for the strengthening of working class organizations (parties, unions, associations, social struggles, scientific entities and others); d) projection of an economic development based on the perspective of national sovereignty and human formation; e) mastery of science, in the human-social perspective, to overcome technological subordination based on the interests of markets imposed by multinationals and multilateral organizations; f) union with nations that have an interest in freeing themselves from the yoke of capital, for the constitution of an international anti-imperialist front, to enter a permanent process of revolution by precipitating the wasting of the capital's metabolic system.
RESUMEN La presente tesis doctoral es una investigación ontológica sobre las causas que influyen en la fragmentación de las premisas teóricas de la producción científica. Presenta el siguiente problema: ¿cuáles son los nexos causales colocados teleológicamente que determinan ontológicamente la fragmentación entre las premisas teóricas y programáticas en la producción de conocimiento hegemónico en Educación Física en el estado de Bahía? El objetivo era analizar, comprender y explicar los nexos causales colocados teleológicamente que determinan ontológicamente la fragmentación entre las premisas teóricas y programáticas en la producción de conocimiento hegemónico en Educación Física en el estado de Bahía y señalar las posibilidades de superación basadas en una síntesis ontológica-concluyente. En el campo metodológico, la investigación bibliográfica se utilizó como técnica permanente del proceso de investigación y exhibición. Para caracterizar los datos, utilizamos una investigación descriptiva. Para depurar la lógica interna de la producción de conocimiento, utilizamos la investigación epistemológica de la matriz analítica, procediendo de la siguiente manera: 1) encuesta de las tesis en las bases de datos en línea de EPISTEF / Bahia; 2) lectura analítica de disertaciones y tesis, para comprender el concepto de ser humano / sociedad como premisa ontológica; 3) registro de la lectura analítica en una hoja de cálculo Excel de Microsoft Office y síntesis progresiva considerando los datos incautados. El debate central de la tesis utilizó la ontología materialista, histórica y dialéctica, presentando el trabajo como una centralidad ontológica del desarrollo humano, como un acto guiado teleológicamente para poner fin a un objeto natural. A partir de esto, desarrolla sus explicaciones sobre la relación entre: causalidad natural y causalidad planteada; sujeto objeto; teleología espontánea y finalista; formación de funciones psicológicas superiores; conocimiento cotidiano y científico. Se supone que los seres humanos y la sociedad forman un complejo indivisible. Señala que existen tres perspectivas divergentes sobre el concepto de ser humano / sociedad: a) primacía del aspecto objetivo; b) énfasis en lo subjetivo; c) la relación dialéctica entre subjetivo y objetivo, con predominio de las dos perspectivas fragmentarias. A partir de estos entendimientos, se desarrollan las siguientes concepciones de la sociedad: naturales e imposibles de conocer en su esencia y, en consecuencia, de alterar; 2) sociocultural, pero su cambio solo puede ocurrir en la esfera subjetiva individual; 3) como un producto histórico que puede ser conocido y cambiado radicalmente en su esencia. Considerando estos elementos, establece la relación entre la producción / circulación del conocimiento analizado con la base material, exponiendo como nexos causales a los que influyen teleológicamente quienes influyen en ellos: el subdesarrollo como consecuencia de la contención de fuerzas productivas genéticamente vinculadas al colonialismo, el neocolonialismo y el imperialismo; el desarrollo desigual en la división internacional del trabajo entre países capitalistas avanzados (productores) y países subdesarrollados (consumidores); infraestructura nacional pluriparticular entre islas regionales altamente productivas por multinacionales en contradicción con grandes áreas precapitalistas; Desarrollo económico basado en los intereses del mercado, en detrimento del progreso social. La síntesis ontológica-concluyente confirma la necesidad de la producción científica para recuperar la ontología materialista, histórica y dialéctica como un instrumento teórico que permite analizar, comprender y explicar la realidad en su forma correcta; aboga por un análisis radical, riguroso e integral de los objetos / fenómenos de la investigación científica. Señala elementos para la construcción de un programa político a través de diversos instrumentos de organización y lucha de la clase trabajadora para romper con los nexos causales colocados teleológicamente en la forma capitalista de producir sociabilidad: a) unidad contradictoria e indivisible entre teoría y práctica, programa y acciones, sujeto y objeto, realidad y pensamiento, ciencia y política, ciencia e ideología, historia e proyecto histórico, ontología y teleología: b) defensa de la formación ampliada de docentes de Educación Física, como una estrategia para romper con la fragmentación entre los títulos de licenciatura y licenciatura; c) capacitación política de maestros de Educación Física, y de maestros en general, para fortalecer las organizaciones de la clase trabajadora (partidos, sindicatos, asociaciones, luchas sociales, entidades científicas y otros); d) proyección de un desarrollo económico basado en la perspectiva de la soberanía nacional y la formación humana; e) dominio de la ciencia, en la perspectiva humano-social, para superar la subordinación tecnológica basada en los intereses de los mercados impuestos por las multinacionales y las organizaciones multilaterales; f) unión con naciones que tienen interés en liberarse del yugo del capital, para la constitución de un frente internacional antiimperialista, para entrar en un proceso permanente de revolución al precipitar el desgaste del sistema metabólico del capital.
Palavras-chave: Ontologia materialista história e dialética
Produção do conhecimento
Premissas teóricas e programáticas
Educação Física.
Teleologia
Professores de Educação física - Formação
Educação física - Estudo e ensino (Superior
Produção do conhecimento
Ontologia
Materialismo histórico
Materialismo dialético
Relação teoria-prática
Teleologia
Materialistic ontology
History and dialectics
Theoretical and programmatic premises
Physical Education
Teleology
Ontología materialista
Historia y dialéctica
Producción de conocimiento
Locales teóricos y programáticos
Locales teóricos y programáticos
Teleología
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED-UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34157
Data do documento: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivson Silva TESE de doutorado.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.