Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34103
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uso de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre quadriláteros notáveis na educação básica
Autor : Ribeiro, Celso Henrique Motta
metadata.dc.creator: Ribeiro, Celso Henrique Motta
Resumen : O atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem.
The current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.
Palabras clave : Matemática
Materiais Manipuláveis
Quadriláteros Notáveis
Dobraduras
Educação básica
Sequência didática
Geometria -- Estudo e ensino
Origami -- Ensino de Geometria
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
Matemática
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34103
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFMAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_de_Mestrado_PROFMAT_DOBRADURAS_Celso_H_M_Ribeiro.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.