Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33864
Tipo: Tese
Título: Cartografias da deriva epistêmica: uma análise da produção e difusão do conhecimento da comunidade epistêmica do DMMDC com viabilidade de inclusão social
Autor(es): Oliveria, José Roberto Silva de
Autor(es): Oliveria, José Roberto Silva de
Abstract: Este estudo foca na relação do conhecimento com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (CTS). Ela se volta para a produção e a difusão do conhecimento sedimentadas em uma base cognitiva que possibilita a viabilidade de inclusão social, provenientes da comunidade epistêmica do Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Seu objeto visa responder à seguinte questão: qual a contribuição do DMMDC na produção de uma base cognitiva tecnológica voltada para a inclusão social? Seus objetivos específicos são: contextualizar o conhecimento ocidental e situar a realidade dos grupos periféricos neste contexto, ressaltando suas críticas e contribuições à produção de epistemologias alternativas; identificar as contribuições teórico-práticas que deram origem à experiência sobre tecnologia social no Brasil, desde sua emergência, até as novas abordagens sociológicas e filosóficas da tecnologia; realizar um mapeamento da produção e difusão do conhecimento do DMMDC com potencialidades à inclusão social e estabelecer vias de articulação entre o lastro teórico desta pesquisa e o material empírico proveniente do mapeamento, visando apreender formas alternativas de produção do conhecimento voltadas à inclusão social. Direcionado pela práxis da Tecnologia Social e da Adequação Sociotécnica, adotou-se como lastro teórico a Fenomenologia, a Análise Cognitiva, a Teoria da Decolonialidade e a Abordagem Sociotécnica. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza analítico-interpretativa direcionada pela metodologia do Estado da Arte e da Cartografia. Os resultados advindos das duas cartografias, revelam que o DMMDC possui uma epistemologia alternativa com viabilidade de inclusão social, cuja base cognitiva caracteriza-se por: interrelações de saberes; abordagens sobre a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; acoplamentos comportamentais (interações recíprocas, como cooperação, solidariedade e sensação de atuação em grupo); a dialogicidade; formas complexas de perceber e interpretar o mundo da vida, tais como a polilógica, o trabalho em rede, a multirreferencialidade, além de meios diversos para a difusão do conhecimento com a valorização da experiência coletiva – a análise cognitiva e o design cognitivo.
Abstract This study focusses on the relationship of knowledge with Science, Technology and Society (STS). It analyzes the production and diffisuion of knowledge based on a cognitive basis that enables the feasibility of social inclusion, coming from the epistemic community of the Multi-Institutional Graduate Program in Knowledge Diffusion (DMMDC). Its object aims to answer the following question: what is the contribution of DMMDC in the production of a technological cognitive base concentrated with social inclusion? Its objectives are: to contextualize Western knowledge and situate the reality of peripheral groups in this context, highlighting their criticisms and contributions to the production of alternative epistemologies; identify the theoretical-practical contributions that gave rise to the experience of social technology in Brazil, from its emergence to the new sociological and philosophical approaches to technology; carry out a mapping of the production and dissemination of knowledge of the DMMDC with potential for social inclusion and establish ways of articulation between the theoretical basis of this research and the empirical material from the mapping, aiming to apprehend alternative forms of knowledge production aimed at social inclusion. Guided by the praxis of Social Technology and Socio-technical Adequacy, the theoretical framework adopted was Phenomenology, Cognitive Analysis, Decoloniality Theory and the Sociotechnical Approach. It is a qualitative study, of an analytical-interpretative nature guided by the State of the Art and Cartography methodology. The results from two cartographies reveal that the DMMDC has a technological base with social inclusion viability as following: knowledge interrelation, approaches between science, technology, and society relationship, behavior connection (interaction, reciprocity, cooperation, and group solidarity and good feeling), dialogicity, complex forms of perspective and interpretation to see the world life, such as polylogica, work in network, multi-referentiality, in addition to diverse ways to knowledge diffusion, i.e., the valorization of collective experience, analyze and design cognitive.
Abstract Esta tesis aborda la relación del conocimiento con la Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). Se enfoca en la producción y difusión del conocimiento con una base cognitiva que permita la viabilidad de la inclusión social, proveniente de la comunidad epistémica del Programa de Posgrado Multiinstitucional en Difusión del Conocimiento (DMMDC). Su objetivo busca responder la siguiente pregunta: ¿ Cuál es la contribución del DMMDC en la producción de una base cognitiva tecnológica orientada para la inclusión social? Sus objetivos específicos son: contextualizar el conocimiento occidental y situar la realidad de los grupos periféricos en ese contexto, resaltando sus críticas y contribuciones a la producción de epistemologías alternativas; identificar las contribuciones teórico-prácticas que dieron origen a la experiencia sobre tecnología social en Brasil, desde su surgimiento, hasta las nuevas abordajes sociológicas y filosóficas de la tecnología; realizar un mapeo de la producción y difusión del conocimiento del DMMDC con potencialidades a la inclusión social y establecer formas de articulación entre la base teórica de esta investigación y el material empírico proveniente del mapeo, buscando aprehender formas alternativas de producción del conocimiento orientadas a la inclusión social. Guiados por la praxis de Tecnología Social y Adecuación Socio-técnica, el marco teórico adoptado fue Fenomenología, Análisis Cognitivo, Teoría de la Decolonialidad y Enfoque Sociotécnico. Se trata de un estudio cualitativo, de naturaleza analítico-interpretativa, basada en el Estado del Arte y en la Cartografía. Los resultados de las dos cartografías revelan que el DMMDC posee una base tecnológica con viabilidad para la inclusión social, cuyos fundamentos son: interrelaciones de saberes, abordajes sobre la relación entre Ciencia, Tecnología y Sociedad, acoplamientos comportamentales (interacciones recíprocas como cooperación, solidaridad y sensación de actuación en grupo), dialoguicidad, formas complejas de percibir e interpretar el mundo de la vida, tales como la polilógica, trabajo en red, multirreferencialidad, además de medios diversos para la difusión del conocimiento: la valorización de la experiencia colectiva, análisis cognitiva y diseño cognitivo.
Palavras-chave: Pesquisa científica - Aspectos sociais
Ciência e tecnologia
Tecnologia social
Inclusão social
Gestão do conhecimento
Difusão do conhecimento
Tecnociência
Tecnologia Social
Inclusão Social
Teoria Decolonial
Gestão e Difusão do Conhecimento
Technoscience
Social Technology
Social Inclusion
Decoloniality Theory
Management and Diffusion of Knowledge
Tecnociencia
Teoría Descolonial
Inclusión Social
Gestión y Difusión del Conocimiento
CNPq: Humanidades
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33864
Data do documento: 6-Ago-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_JoseRoberto_versãofinal_ATA.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.