Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33743
Tipo: Dissertação
Título: Mediação da leitura voltada para o idoso: um olhar sobre as ações e suas potencialidades nas instituições de longa permanência
Autor(es): Calheira, Fausto José Silva
Autor(es): Calheira, Fausto José Silva
Abstract: A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi de analisar as atividades de mediação da leitura voltadas para o idoso, na cidade de Salvador, e verificar como essas ações vêm sendo realizadas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de levantamento para identificar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município de Salvador, e o método de estudos de casos múltiplos, para investigar o modo como essas ILPI desenvolvem as atividades de mediação da leitura com os idosos. A técnica de entrevista, realizada presencialmente, e a aplicação de questionário, via e-mail, aos gestores das 12 ILPI participantes da pesquisa colaboraram para cumprir as etapas de realização das atividades de mediação da leitura e verificar se as dimensões da mediação da informação foram alcançadas nas atividades de mediação da leitura. Para ampliar a análise do alcance das dimensões da mediação da informação defendidas por Gomes, também foi realizada uma análise documental com a adoção do formulário. Os resultados da pesquisa apontaram que existem várias possibilidades de mediar a leitura com diversos dispositivos e finalidades distintas. Entretanto, a contação de histórias e a musicoterapia podem ser consideradas uma das atividades de mediação da leitura mais frequentes. Também se constatar que o planejamento é essencial para efetivar todo o processo de mediação da leitura realizado nas ILPI e alcançar as dimensões da mediação da informação. Concluiu-se que as atividades de mediação da leitura estimulam uma tomada de consciência da realidade que os idosos vivem e um sentimento de pertencimento por parte deles. Além disso, as atividades de mediação da leitura podem estar relacionadas à autodescoberta, ao conhecimento do outro e à apropriação das informações por parte dos idosos, ao atuarem proativamente em seu contexto biopsicossocial.
The elderly population has grown more and more. This phenomenon is due to different factors, among them, the increase in life expectancy and the advancement of Medicine. Based on these inferences, it is necessary to adopt practices that can contribute to improving the quality of life in old age. In this perspective, the objective of this research was to analyze the reading mediation actions aimed at the elderly, in the city of Salvador, and to verify how these actions have been carried out. As for the methodology, it is a descriptive research, in which the survey method was used to identify the Long Term Care Institutions for the Elderly (ILPI) in the city of Salvador, and the method of multiple case studies, to investigate the way how these LTCFs develop reading mediation actions with the elderly. The interview technique, carried out in person, and the application of a questionnaire, via e-mail, to the managers of the 12 LTCF participating in the research collaborated to fulfill the stages of carrying out the reading mediation activities and to verify if the dimensions of the information mediation were achieved in reading mediation activities. In order to broaden the analysis of the scope of the dimensions of information mediation advocated by Gomes, a documentary analysis was also carried out with the adoption of the form. The results of the research pointed out that there are several possibilities to mediate reading with different devices and different purposes. However, storytelling and music therapy can be considered one of the most frequent reading mediation activities. It is also found that planning is essential to carry out the entire process of mediation of reading carried out at the LTCF and to reach the dimensions of mediation of information. It was concluded that reading mediation activities stimulate an awareness of the reality that the elderly live and a feeling of belonging on their part. In addition, reading mediation activities may be related to self-discovery, knowledge of others and the appropriation of information by the elderly, when they act proactively in their biopsychosocial context.
Palavras-chave: Idoso - Leitura
Mediação da leitura
Mediação - Informação
CNPq: Produção, circulação e mediação da informação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33743
Data do documento: 14-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FAUSTO PDF.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.