Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33698
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos critérios vigentes de outorga de recursos hídricos subterrâneos: caso do sistema aquífero Urucuia, oeste da Bahia
Autor(es): Ramos, Caroline Assunção
Autor(es): Ramos, Caroline Assunção
Abstract: O escopo desse estudo é o planejamento integrado de águas subterrâneas e superficiais, na avaliação dos critérios vigentes de outorga. Foram realizadas modelagens locais no trecho do alto da bacia hidrográfica do Rio Formoso, nos limites extremos ocidentais do Sistema Aquífero Urucuia (SAU). Essa área localiza-se nas proximidades da divisa entre os estados da Bahia e de Goiás. O objetivo geral é de avaliar a modelagem como ferramenta de suporte a decisão de forma integrada dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais. Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizados dados e informações já obtidas em trabalhos anteriores. Estão disponíveis dados sobre a geometria do aquífero e do fluxo subterrâneo local, testes de bombeamento, análises isotópicas e da qualidade das águas subterrâneas e superficiais. A modelagem do fluxo subterrâneo foi realizada através do software Visual MODFLOW Classic. Dados de saída dessas simulações, como a contribuição aquífero/rio e a reserva hídrica subterrânea foram inseridos no modelo em rede de fluxo para alocação de água (Acquanet), integrando com dados de vazão das águas superficiais e os seus diversos usos. Realizou-se simulações de cenários de bombeamentos ao longo de 100 anos. Concluiu-se que o planejamento integrado do uso de recursos hídricos subterrâneos e superficiais pode ser realizado através de modelos matemáticos. O método utilizado nesse estudo aponta vantagens, como a possibilidade de uma análise mais assertiva e rápida dos efeitos que o bombeamento de poços causa nos rios e na depleção regional do aquífero. Além disso, modelos são simples de serem utilizados por hidrogeólogos e analistas técnicos dos órgãos gestores. Isso possibilita a inserção da análise de disponibilidade hídrica subterrânea na rotina da avaliação dos processos de outorga. Outra vantagem é que os estudos serão realizados localmente, evitando a extrapolação de informações e fomentando a aquisição de dados hidrodinâmicos do aquífero. O produto dessa dissertação foi a proposição de um modelo de sistema de suporte a decisão para recursos hídricos subterrâneos, em aquíferos sedimentares com expressiva conexão hidráulica com rios.
Palavras-chave: Recursos hídricos
Águas subterrâneas
Águas superficiais
Aquíferos
CNPq: Regulação e Governança de Recursos Hidricos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33698
Data do documento: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ProfÁgua)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CarolineAssunçãoRamos.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.