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Tipo: Tese
Título: O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na educação superior.
Autor(es): Mineiro, Márcia
Autor(es): Mineiro, Márcia
Abstract: A concepção discente sobre a ludicidade na Mediação Didática Lúdica e suas implicações sobre os processos de aprendizagem no Ensino Superior é o objeto desta tese e que por derivação possibilitou o desenvolvimento de literatura sobre Ludicidade e Atividades Potencialmente Lúdico-Pedagógicas (APLPs). A concepção é a noção de se tem de uma coisa, não envolve juízo de valor. A ludicidade é um fenômeno subjetivo, autotélico, ontológico, interno, anímico, relacional, de fluxo positivo de emoções e inteireza. A Mediação Didática é o processo externo de intermediação planejada, intencional, crítica e reflexiva realizada pelo professor entre o objeto do estudo e o aluno. Destarte, a Mediação Didática Lúdica (MDL) é a atuação docente que amalgama didática e ludicidade, empreendendo uma práxis social intencional, planejada, com aplicação contextual prática, colaborativa, emancipadora, crítica, respeitosa, repleta de saberes docentes, rigorosa metodologicamente, comprometida com o fenômeno da aprendizagem, materializada por atividades integrativas e potencialmente lúdicas equilibrando a afeição e cognição. Muito se encontra produzido cientificamente para o ensino lúdico de crianças, mas a pesquisa aplicada ao ensino universitário é escassa. Este estudo tem como objetivo geral analisar compreensivamente as inter-relações entre a ludicidade, a mediação didática lúdica e a aprendizagem no Ensino Superior, advindas das concepções discentes. Ao desvelar a concepção discente sobre a ludicidade nas aulas, explicitar a compreensão discente sobre a mediação didática (lúdica) nas aulas, busca-se levantar como os discentes reconhecem suas aprendizagens em contexto lúdico e discutir a(s) relação(es) entre as atividades potencialmente lúdico-pedagógicas e a aprendizagem segundo os discentes; pode-se fomentar lastro científico para os professores que buscam uma ressignificação de sua práxis docente para que ela seja mais significativa no ambiente universitário. Após aprovação ética, a abordagem metodológica qualitativa sustentou este trabalho realizado com um estudo de caso único instrumental e interpretado pela análise de conteúdo com categorias temáticas. Os dados advieram de questionário eletrônico misto e grupo focal semiestruturado. O campo empírico foi o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e os colaboradores de pesquisa foram os alunos do quinto ao décimo semestre, no período de 2018. Depreenderam-se dois paradigmas na compreensão da Ludicidade: o Lúdico Total e Lúdico Real. No lócus encontraram-se essas concepções de ludicidade: Utilitarista (com viés didático ou mercadológico), Subjetivista (com dimensão didática), Diversão, Infantil e Mista. As concepções de Mediação Didática se dividiram em: Tradicional-Comportamentalista e Cognitivo-Construtivista. Os alunos relataram problemas em procedimentos (didáticos e pedagógicos) e em atitudes docentes, além de exortações a saberes técnico-profissionais, didático-pedagógicos e sensíveis, indicando massivamente que demandam MDL no Ensino Superior, pois reconhecem sua contribuição positiva e decisiva para sua aprendizagem significativa, além dela aportar epifenômenos como interação e afetividade. Argumentos favoráveis às APLPs foram predominantes. Concluiu-se que a MDL exercita e valoriza a didática e a ludicidade em alto grau. Espera-se que os resultados investigativos contribuam com a sistematização científica sobre a ludicidade e a didática do Ensino Superior ampliando os conhecimentos em Educação, Pedagogia e Ciência Contábil.
ABSTRACT The student’s conception about Ludicity in the Ludic Didactic Mediation and its implications in the learning process in Higher Education is the subject of this thesis and by derivation enabled literature development about Ludicity and Potentially Ludic-Pedagogic Activities (APLPs). The conception is the notion that one has about something, it doesn’t involve value judgment. The Ludicity is a subjective phenomenon, autotelic, ontological, internal, animus concerned, relational, of positive emotions and entirety. The Didactic Mediation is the external process of planned intermediation, intentional, critical and reflexive made by the teacher between the study subject and the student. So, the Ludic Didactic Mediation (LDM) is the teaching action that synthetizes didactic and ludicity, by doing an intentional social praxis, with contextual practice application, collaborative, emancipative, critical and respectful, full of teaching knowledges, rigorous methodologically, compromised with the learning phenomenon, materialized by integrative activities and potentially ludic balancing affection and cognition. There are lot of scientific productions about children’s ludic teaching, but researches applied to the higher education are depleted. This study’s main aim is to analyze comprehensively the interactions between ludicity, ludic didactic mediation and learning in the higher education, through the student’s conceptions. By revealing the student’s conception about ludicity in the classes, making explicit the students’ comprehension about (ludic) didactic mediation in classes, it is aimed to raise how the students recognize their learnings in ludic context and discuss the relation(s) between potentially ludic-pedagogical activities and the learning according to the students; it may foment scientific foundation to the teachers that search for a resignification to their teaching praxis, so it can be more meaningful through the university environment. After ethical approval, the qualitative methodological approach supported this investigation made by an instrumental unique case study and analyzed by content analysis with thematic categories. The data came from a mixed electronic questionnaire and a focus group half structured. The empirical field was the Accounting Course of the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia and the research collaborators were the students coursing from the fifth up to tenth academic semester in 2018. It was realized two paradigms in the comprehension of Ludicity: The Total Ludic and the Real Ludic. It was found in the locus these ludicity’s conceptions: Utilitarian (with didactic or business bias), Subjectivist (with didactic dimension), Entertainment, Infantile and Mixed. The conceptions of Didactic Mediation were divided into: Traditional-Behavioral and Cognitive-Constructivist. The students related problems in procedures (didactic and pedagogical) and in teaching attitudes, furthermore the exhortations about technical-professional, pedagogical-didactic and sensitive teaching knowledges; which indicates their massively request for LDM in Higher Education, because they recognize its positive and decisive contribution to their meaningful learning, and also its epiphenomena inputs as interaction and affectivity. Favorable reasonings to APLPs were predominant. It was concluded that the LDM exercises and valorizes the didactic and the ludicity in higher level. It is expected that the investigative results contribute to the scientific systematization about ludicity and didactic in Higher Education increasing the knowledge in Educations, Pedagogy and Accounting.
RESUMEN La concepción de los alumnos sobre la ludicidad en la Mediación Didáctica Lúdica y sus implicaciones sobre los procesos de aprendizaje en la Enseñanza Superior es el sujeto de esta tesis y que por derivación posibilitó el desarrollo de literatura sobre Ludicidad y Actividades Potencialmente Lúdico-Pedagógicas (APLPs). La concepción es la noción que se tiene de una cosa, no involucra juicio. La ludicidad es un fenómeno subjetivo, de razón suficiente, ontológico, interno, anímico, relacional, de flujo positivo de emociones y entereza. La Mediación Didáctica es el proceso externo de intermediación planeada, intencional, crítica y reflexiva realizada por el profesor entre el objeto de estudio y el alumno. Así que, la Mediación Didáctica Lúdica (MDL) es la actuación del docente que amalgama didáctica y ludicidad, ejecutando una praxis social intencional, planeada, con aplicabilidad contextual práctica, colaborativa, emancipadora, crítica, respetuosa, llena de saberes docentes, rigurosa metodológicamente, comprometida con el fenómeno del aprendizaje, materializada por actividades integrativas y potencialmente lúdicas equilibrando la sensibilidad y la cognición. Hay mucho producido científicamente para la enseñanza lúdica de niños, pero la investigación aplicada a la enseñanza universitaria es escasa. Este estudio tiene como reto general analizar comprensivamente las interrelaciones entre ludicidad, mediación didáctica lúdica y el aprendizaje en la Enseñanza Superior, sobrevenidas de las concepciones de los alumnos. Al desvelar la concepción de los alumnos sobre la ludicidad en las clases, explicitar la comprensión de los alumnos sobre la mediación didáctica (lúdica) en las clases, se busca identificar cómo los alumnos reconocen sus aprendizajes en contexto lúdico y discutir la(s) relación(es) entre las actividades potencialmente lúdico-pedagógicas y el aprendizaje segundo los estudiantes; se puede aportar basis científico para los profesores que buscan resignificar su praxis docente para que ella sea más significativa en el ambiente universitario. Después de la aprobación ética, el abordaje metodológico cualitativo sostuvo este trabajo realizado con un estudio de caso único instrumental y analizado por el análisis de contenido con categorías temáticas. Los datos vinieron del cuestionario electrónico mesclado y grupo focal semiestructurado. El campo empírico fue el curso de Ciencias Contables de la Universidad Estadual do Sudoeste da Bahia y los colaboradores de la investigación fueron los alumnos del quinto al décimo semestre académico de 2018. Emergieron dos paradigmas en la comprensión de la Ludicidad: el Lúdico Total y el Lúdico Real. En el locus se encontraron esas concepciones de ludicidad: Utilitarista (con sesgo didáctica o mercadológica), Subjetivista (con dimensión didáctica), Diversión, Infantil y Mesclada. Las concepciones de Mediación Didáctica se dividieron en: Tradicional-Behaviorista y Cognitivo-Constructivista. Los alumnos relataron problemas en procedimientos (didáctico y pedagógicos) y en actitudes docentes, además de exhortaciones a los saberes técnico-profesionales, didáctico-pedagógicos y sensibles, indicando masivamente que demandan MDL en la Enseñanza Superior, pues reconocen sus contribuciones positivas y decisiva para para el aprendizaje significativo, además de ella aportar epifenómenos como la interacción y afectuosidad. Argumentos favorables a las APLPs fueron predominantes. Se concluyó que la MDL ejercita y valora a la didáctica y a la ludicidad en alto grado. Se espera que los resultados investigativos contribuyan a la sistematización científica sobre la ludicidad y la didáctica en la Enseñanza Superior extendiendo los conocimientos en Educación, Pedagogía y Ciencias Contables.
Palavras-chave: Ludicidade
Didática
Mediação Didática Lúdica
Aprendizagem Significativa
Atividades Potencialmente Lúdico-Pedagógicas
Didática (Ensino superior)
Educação lúdica
Ensino superior
Ludicity
Didactic
Ludic didactic mediation
Meaningful learning
Potentially - ludic pedagogic activies
Ludicidad
Didáctica lúdica
Aprendizaje significativa
Actividades potencialmente
Lúdicos- pedagógicas
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33486
Data do documento: 25-Mai-2021
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