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Tipo: Dissertação
Título: O processo da musicalização através do repertório do cotidiano no Projeto Casulo Musical
Autor(es): Cristal, Quedma Rocha
Autor(es): Cristal, Quedma Rocha
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de musicalização através do repertório musical da vivência dos alunos do Projeto Casulo Musical. O campo empírico se constituiu no Complexo Comunitário Vida Plena, projeto de Organização Não Governamental, situado no bairro Pau da Lima da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Para tanto, buscou-se elucidar os desdobramentos da musicalização (Penna 1990, 2010; Costa 2013), as implicações da utilização do repertório do cotidiano (Souza, 2000) e a prática educacional em projetos sociais (Lühning, 2013). Metodologicamente, fez-se necessário uma abordagem qualitativa no estudo de caso, possibilitando a compreensão desse processo através das análises de dados coletados (Creswell, 2014; Yin, 2001; Stake, 2011). A partir da pesquisa de campo, foi constatado uma resistência, por parte dos alunos, em expressarem as músicas presentes em suas vivências. Com isso, a utilização de estratégias para o conhecimento da vivência musical dos alunos se tornou um fator determinante para a aquisição desse repertório, que serviu como base para a condução e realização dos objetivos propostos no processo de musicalização nas turmas. Assim, o presente trabalho busca contribuir para as reflexões, discussões e práticas que permeiam a musicalização e o uso do repertório musical no contexto de projeto social, tornando mais significativa as possibilidades de ensino-aprendizagem e suas interações sociais, no âmbito da educação musical.
This research aims to analyze the process of musicalization through the everyday life's musical repertoire of the students in Casulo Musical Project. The empirical field was constituted in Complexo Comunitário Vida Plena, a kind of Non-Governmental Organization, located in Pau da Lima, Salvador (BA), Brazil. To do so, we discussed the process of musicalization (Penna 1990, 2010; Costa 2013), the implications of using the repertoire of everyday life's (Souza, 2000) and the educational practice in social projects (Lühning, 2013). Methodologically, we use a qualitative approach in the case study, focusing on the understanding of this process through the analysis of collected data (Creswell, 2014; Yin, 2001; Stake, 2011). From the field research, it was found that students showed a resistance to express the songs present on their experiences. Thus, the use of strategies for knowledge of students' musical experience became a determining factor for the acquisition of this repertoire, which served as the basis for conducting and achieving the objectives proposed in the music education process in the classes. Thus, this work aims to contribute to the reflections, discussions and practices that permeate the musicalization, and the use of the musical repertoire in the context of social project, becoming more significant the teaching-learning possibilities and their social interactions within the music education.
Palavras-chave: Musicalização
Repertório do Cotidiano
Projeto Social
CNPq: Arte, Música e Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33385
Data do documento: 11-Mai-2021
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