Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33230
Tipo: Tese
Título: O uso de recursos tecnológicos por docentes surdos no ensino da Língua Brasileira de Sinais na Educação Superior
Autor(es): Ribeiro, Sátila Souza
Autor(es): Ribeiro, Sátila Souza
Abstract: O uso de recursos tecnológicos no ensino da Libras traz avanços pedagógicos para os docentes,estimulando-os no processo de ensino, uma vez que possibilita maior interação com o conteúdo ministrado. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise da influência das tecnologias digitais no processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na perspectiva de docentes surdos, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tal investigação foi desenvolvida junto aos docentes surdos (usuários da Libras) da UFRB, nos Centros de Ensino nas cidades: Cachoeira e Amargosa-Bahia. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o estudo de caso, com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação. Com vistas a atender as normativas da ética na pesquisa com seres humanos, este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da UFRB e da UFBA. A concepção teórica que norteia este estudo fundamenta-se na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1988) e na Teoria da Ação Mediada abordada por Wertsch (1998), por trazerem a compreensão de que o ensino da Libras, mediado por recursos tecnológicos, pode ser desenvolvido como processo de interação entre o ser humano e o mundo social em que está inserido. Tais abordagens teóricas concebem a relação entre o ensino e a aprendizagem como fenômenos que se realizam na interação com o outro. Os resultados demonstram que os docentes surdos utilizam recursos tecnológicos, tais como: notebook, softwares adaptados e acessíveis, videoconferência, fórum de discussão, slides com imagens, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), videoaulas, glossários, tradutor virtual, dicionário digital, dentre outros, como influenciadores no processo de ensino da Libras, trazendo inovações em sala de aula. Esperamos, com esta tese, contribuir para o compartilhamento e reflexão acerca dos recursos tecnológicos para o ensino da Libras utilizados na instituição pesquisada, na expectativa da inclusão das tecnologias aqui apresentadas, na composição de um caderno de orientações, como um Produto de Tecnologia, disponibilizado pela Editora UFRB, em formato acessível.
ABSTRACT The use of technological resources in the teaching of Libras brings pedagogical advances for teachers, stimulating them in the teaching process, since it allows greater interaction with the content taught. In this perspective, this research has as its object of study the analysis of the influence of digital technologies in the teaching process of the Brazilian Sign Language (Libras), from the perspective of deaf teachers, at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). This investigation was carried out with the deaf teachers (users of Libras) at UFRB, in the Teaching Centers in the cities: Cachoeira and Amargosa-Bahia. The qualitative methodological choice defines the case study, using semi-structured interviews as a research tool. In order to meet the standards of ethics in research with human beings, this study was submitted and approved by the Ethics Committee of UFRB and UFBA. The theoretical conception that guides this study is based on Vygotsky's Sociointeractionist Theory (1988) and the Theory of Mediated Action approached by Wertsch (1998), for bringing the understanding that the teaching of Libras, mediated by technological resources, can be developed as a process of interaction between human beings and the social world in which they are inserted. Such theoretical approaches conceive the relationship between teaching and learning as phenomena that take place in the interaction with the other. The results demonstrate that deaf teachers use technological resources, such as: notebook, adapted and accessible software, videoconference, discussion forum, slides with images, virtual learning environment (VLE), video classes,glossaries, virtual translator, digital dictionary, among others, as influencers in the Libras teaching process, bringing innovations in the classroom. We hope, with this thesis, to contribute to the sharing and reflection about the technological resources for teaching Libras used in the researched institution, in the expectation of the inclusion of the technologies presented here, in the composition of a guidance book, as a Technology Product, made available by Editora UFRB, in accessible format.
Palavras-chave: Docente Surdo
Recurso tecnológico
Língua Brasileira de Sinais
Educação Superior
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino (Superior)
Professores surdo
Ensino superior
Recursos tecnológicos
: Brazilian Sign Language
Deaf teachers
Higher education
Technological resource
CNPq: Educação
Tecnologia Educacional
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33230
Data do documento: 7-Abr-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.