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Tipo: Dissertação
Título: A imprensa que educa: O Jornal das Senhoras e a formação moral e intelectual feminina (1852-1855)
Autor(es): Sales, Carla da Silva de
Autor(es): Sales, Carla da Silva de
Abstract: Este trabalho versa sobre o Jornal das Senhoras, periódico brasileiro que circulou no Rio de Janeiro e províncias entre 1852 e 1855. Fundado e dirigido, durante os quatro anos de sua existência, apenas por mulheres, o jornal teve por principal finalidade a ilustração, o melhoramento social e a emancipação moral da mulher. Os textos nele veiculados eram de cunho informativo, recreativo e, sobretudo, educativo. É a este último aspecto que o presente trabalho direciona centralmente sua análise. No século XIX, a imprensa no Brasil, influenciada pelos ideais das Luzes, assumiu a função de agente educativo, e o conteúdo por ela propagado visava, entre outros objetivos, promover a instrução do seu público. O Jornal das Senhoras abordou a educação da mulher nos âmbitos intelectual, cultural, social e comportamental, com vistas à formação daquelas a quem ele dedicava as suas páginas. O objetivo desta dissertação é discutir os modos como o periódico investia na produção da mulher “ilustrada”, e compreender quais características ela deveria possuir para ser identificada como tal.
This dissertation deals with the Jornal das Senhoras, Brazilian publication that circulated in Rio de Janeiro and in the country’s provinces from 1852 to 1855. Founded and directed, during its four-year existence, only by women, the publication’s main purpose was illustration, the social improvement and the moral emancipation of women. The texts published in it were informative, recreational and, above all, educational. It is to this last aspect that the present work centrally directs its analysis. In the nineteenth century, the printed press in Brazil, influenced by Enlightenment ideals, played the role of educational agent, and the content propagated by it aimed, among other objectives, to promote the instruction of its audience. The Jornal das Senhoras addressed the education of women in the intellectual, cultural, social and behavioral areas. The aim of this dissertation is to discuss the ways in which the publication invested in the production of the "illustrated" woman, and to understand what characteristics she should have to be identified as such.
Palavras-chave: Jornal das Senhoras
Imprensa feminina
Educação
Mulheres
Comportamento
Women’s printed press
Education
Women
Behavior
CNPq: História
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33182
Data do documento: 31-Mar-2021
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