Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32384
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A formação continuada de professores de educação infantil: a experiência da ACREDITE. |
Autor : | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza |
metadata.dc.creator: | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza |
Resumen : | Essa pesquisa investiga os impactos gerados com a formação de professores que trabalham em escolas comunitárias, considerando o processo de formação, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo, a partir de experiências vividas pelas professoras e auxiliares que lecionam em creches e pré-escolas em Salvador. Buscando compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros formativos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Os resultados desta investigação apontam que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão. |
Palabras clave : | Formação continuada Professor Escola comunitária Percurso formativo |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Permanente |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32384 |
Fecha de publicación : | 9-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rose Maria Pereira de Souza Bonfim.pdf | 272,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.