Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31913
Tipo: Tese
Título: Significados sobre calidad educativa en los profesores de educación superior = Significados sobre qualidade educacional entre professores da educação superior = Meanings about educational quality among higher education professors.
Autor(es): Buitrago Rivera, Sandra Carolina
Autor(es): Buitrago Rivera, Sandra Carolina
Abstract: La presente investigación aborda los significados sobre calidad educativa a partir de la perspectiva de un grupo de profesores universitarios desde el enfoque sociocultural vigotskyano. En ella se prioriza al docente como sujeto de pesquisa, comprendiendo cómo el profesor universitario en Colombia define la calidad educativa y la analiza a partir del contexto de su universidad. Se identifican los recursos simbólicos y otras estrategias utilizadas por los docentes del sector público y privado para enfrentar eventuales dificultades encontradas en sus prácticas pedagógicas, y relacionar cómo las políticas educativas del país y de la institución en la cual los profesores están vinculados inciden en la construcción de los significados sobre calidad educativa. Para tal efecto, se entrevistan un grupo de profesores de una universidad pública y una privada, además de un grupo focal para cada tipo de universidad. Con base en los datos producidos en esta investigación se aportan elementos para la resignificación de la calidad educativa trascendiendo los preconceptos teóricos establecidos a lo largo de los tiempos y focalizando la calidad de la educación desde la perspectiva endógena, especialmente a partir de la perspectiva del profesor, dignificando de esta manera su labor.
ABSTRACT This research addresses the meanings of educational quality from the perspective of a group of university professors, from the Vigotskyan sociocultural approach. Here, the professor is prioritized as a research subject, understanding how the university professor in Colombia defines educational quality and analyzes it from the context of his university. Symbolic resources and other strategies used by professors in the public and private sectors are identified to face possible difficulties encountered in their pedagogical practices and to relate how the educational policies of the country and of the institution in which the professors work affect the construction of their meanings on educational quality. For this purpose, a group of professors from a public university and another group from a private one are interviewed, and additionally a focus group from each type of university. Based on the data produced in this research, elements are provided for the re-significance of educational quality, transcending the theoretical preconceptions established over time, focusing on the quality of education from the endogenous perspective, especially from the perspective of professors, dignifying their work.
RESUMO A presente investigação aborda os significados da qualidade educacional na perspectiva de um grupo de professores universitários, a partir da abordagem sociocultural de Vigotsky. Nele, o professor é priorizado como sujeito de pesquisa, entendendo como o professor universitário da Colômbia define a qualidade educacional e a analisa a partir do contexto de sua universidade. Se identifica os recursos simbólicos e outras estratégias utilizadas pelos professores do setor público e privado, para enfrentar possíveis dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas e relacionar como as políticas educacionais do país e a instituição na qual os professores estão ligados influenciam na construção dos significados sobre qualidade educacional. Para isso, são entrevistados um grupo de professores de uma universidade pública e privada, além de um grupo focal para cada tipo de universidade. Com base nos dados produzidos nesta pesquisa, são fornecidos elementos para a re-significância da qualidade educacional, transcendendo os preconceitos teóricos estabelecidos ao longo do tempo, com foco na qualidade da educação na perspectiva endógena, especialmente na perspectiva do professor, dignificando seu trabalho.
Palavras-chave: Ensino Superior - Colômbia
Avaliação da qualidade da educação
Professores universitários
Prática de ensino
Qualidade educacional
Significados
Práticas pedagógicas,
Ensino superior
Calidad educativa
Significados
Prácticas pedagógicas
Educación superior
Educational quality
Meanings
Pedagogical practices
Higher education
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA / FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31913
Data do documento: 27-Mai-2020
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tesis 8-05-2020.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.