Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31604
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Violência urbana e condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde em uma comunidade da região metropolitana
Autor : Lopes, Cesar Vinicius Miranda
metadata.dc.creator: Lopes, Cesar Vinicius Miranda
Resumen : Esta dissertação apresenta uma descrição sobre as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que vivenciam a violência urbana em seu território de atuação. O estudo foi realizado com um grupo de ACS da Unidade de Saúde da Família, do município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, a partir da teoria baseada na Psicodinâmica do Trabalho. Para tanto, analisa-se o discurso desses agentes sobre suas condições de trabalho e saúde decorrentes do cotidiano laboral de violência. Observou-se que estes profissionais, apesar de técnicos em cuidados primários de saúde, aprendem estratégias de viver e trabalhar num ambiente adverso. A violência urbana provoca sentimentos de medo, sofrimento psíquico e angústia, limitando a atuação do ACS no território demarcado pelo tráfico de drogas. Como possível solução, este trabalhador de saúde tenta conviver com o medo e a insegurança, no local em que vive e trabalha, tentando naturalizar a violência inerente ao seu trabalho.
Palabras clave : Agentes Comunitários de Saúde
Violência urbana
Psicodinâmica do trabalho
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31604
Fecha de publicación : 9-mar-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGSAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Disertação Final.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.