Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31410
Tipo: Dissertação
Título: A (in) acessibilidade no trabalho: desafios e estratégias desenvolvidas pelos servidores com deficiência em um órgão público.
Autor(es): Sampaio, Gabriela Souza de Oliveira
Autor(es): Sampaio, Gabriela Souza de Oliveira
Abstract: Os números relativos à empregabilidade das pessoas com deficiência ainda são insuficientes quando comparados ao quantitativo de pessoas consideradas sem deficiência que participam do mundo produtivo. A importância da inclusão da pessoa com deficiência no trabalho diz sobre a oportunidade de participação social, conquista de autonomia, autoestima e desmistifica a crença de que “deficiência” está associada a condição de “incapacidade”. Contudo, o tema inclusão da pessoa com deficiência no trabalho perpassa os conceitos de (in) capacidade para o trabalho, sendo por isso um assunto a ser estudado pela saúde do trabalhador. Face ao exposto, desejando saber como é realizada a inclusão do servidor com deficiência em um órgão público, um estudo qualitativo e exploratório, sob a perspectiva do construcionismo, foi realizado entre os meses de maio a novembro de 2015 em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES, situada no Nordeste brasileiro. Dezesseis servidores, entre elas pessoas com deficiência e sem deficiência foram entrevistados e os primeiros foram observados no seu cotidiano de trabalho. Para subsidiar os resultados, esse estudo contou inicialmente com uma revisão de literatura na forma de Estudo de Escopo que encontrou 16 estudos qualitativos sobre o tema, se constituindo no artigo 1: A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: uma revisão de escopo” e posteriormente, as informações dos resultados acerca dos dados co-produzidos foi descrita no artigo 2 intitulado “Eu quero trabalhar: desafios cotidianos e soluções adotadas pelos servidores com deficiência em uma IFES do nordeste brasileiro”. Observou-se que desafios presentes na literatura acessada como os relativos à inexistência de acessibilidade e a atitude dos colegas de trabalho, gestores e o suporte familiar foram cruciais para a inclusão e permanência da pessoa com deficiência no trabalho e estes também se repetiram no estudo empírico realizado. A novidade deste último reside na existência e na importância que a rede de cooperação apresenta em um contexto de trabalho precário.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Instituição Federal de Ensino Superior
Inclusão no trabalho
Pesquisa Qualitativa
Estudo de Escopo
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31410
Data do documento: 4-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_PCD_TRABALHO_GABRIELA SAMPAIO_PPGSAT (1).pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.