Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31402
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
Autor : Britto, Mario Soares de
metadata.dc.creator: Britto, Mario Soares de
Resumen : O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos.
The present work aims to argue that, in addition to the institutionality of orchestras or as a musician hired by companies in the field of events, the violinist can find new fields of activity in the musical work market of Salvador, through a process that demands a greater insertion in popular music. By means of an auto-ethnographic study of the author's experience as a member of Mario Soares Quarteto, we examine some formative processes necessary for this insertion in relation to the relation with the artistic medium, to the interpretive practice and to the application and adaptation of the violin technique European erudite tradition to musical genres that are often explored in the popular music environment, specifically jazz, choro, and forró. We analyze the role of the academic formation in violin to act in the popular music, supported in the experiences of studies and experiences of violinists in the slope of the jazz, like Stéphane Grappelli, and in the scope of the Brazilian popular music, for example, of Fafá Lemos , Ricardo Herz and Nicolas Krassik. It presents the author's memorial describing the strategies used in his scholarly and academic training to enter the universe of popular music and brings the report of practices supported with temporal and informative contents.
Palabras clave : Violino
Violinistas
Música popular
Mercado de trabalho
Jazz
Choro
Forró
Autoetnografia
metadata.dc.subject.cnpq: Instrumentação Musical
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402
Fecha de publicación : 4-feb-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.