Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31385
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Dialógica cognitiva: a percepção da construção e difusão do conhecimento sobre o sistema nacional de unidades de conservação (SNUC), o caso da estação ecológica estadual de Wenceslau Guimarães - BA. |
Autor : | Sousa, Cláudia Pereira de |
metadata.dc.creator: | Sousa, Cláudia Pereira de |
Resumen : | A pesquisa sobre o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) teve como o
objetivo gerar um modelo de análise cognitiva que caracterizasse os processos e
metodologias cognitivas para a produção/construção do conhecimento em unidades de
conservação. A investigação teve como tese o pressuposto de que os interesses conflituosos
de usos das unidades de conservação da biodiversidade promovem diferentes processos de
produção/construção, difusão e gestão do conhecimento sobre o Sistema Nacional de
Unidades de Conservação. Definimos como hipótese que a ausência e/ou ineficiência de um
sistema dialógico de representação do conhecimento que explique as singularidades da
produção/construção, difusão e gestão do conhecimento acerca do SNUC em espaços com
conflitos de uso tem induzido a ineficiência de políticas públicas de meio ambiente na Bahia
para a conservação da biodiversidade. A metodologia foi desenvolvida a partir da pesquisa
qualitativa, com aporte filosófico embasado na fenomenologia e na hermenêutica. Elas foram
utilizadas para desenvolver duas abordagens sobre a construção do conhecimento acerca do
SNUC. A primeira identificou as matrizes de conhecimentos, na trilogia
Produção/construção, difusão e gestão do conhecimento sobre UCs para o desenvolvimento
desta seção utilizamos a análise social de redes a partir da teoria dos grafos. A segunda
elaborou um diagnóstico cognitivo das percepções dos conselheiros da Estação Ecológica
sobre a construção do conhecimento acerca do SNUC, desenvolvida através da análise
contrastiva. Os resultados permitiram perceber que a construção do conhecimento sobre o
SNUC, requer obrigatoriamente que haja uma tradução do conhecimento científico em
conhecimento público numa perspectiva de um conhecimento ancorado na relação entre
sentido e significado, com vistas a criar a relação de pertencimento as questões ambientais
relacionadas a condição humana. ABSTRACT The research on the National System of Conservation Unit (SNUC) aimed to generate a model of cognitive analysis that characterizes the processes and cognitive methodologies for the production / construction of knowledge in conservation units. The research was based on the assumption that the conflicting interests of uses of biodiversity conservation units promote different processes of production / construction, diffusion and knowledge management on the National System of Conservation Units. We hypothesize that the absence and / or inefficiency of a dialogical system of knowledge representation that explains the singularities of the production / construction, diffusion and knowledge management about the SNUC in spaces with conflicts of use has induced the inefficiency of public policies of medium environment in Bahia for the conservation of biodiversity. The methodology was developed based on qualitative research, with a philosophical contribution based on phenomenology and hermeneutics. They were used to develop two approaches to building knowledge about SNUC. The first one identified the knowledge matrices, in the trilogy Production / construction, diffusion and knowledge management on UCs for the development of this section we use the social network analysis from the graph theory. The second elaborated a cognitive diagnosis of the Ecological Station counselors' perceptions about the construction of knowledge about the SNUC, developed through the contrastive analysis. The results showed that the construction of knowledge about the SNUC requires that there be a translation of scientific knowledge into public knowledge in a perspective of a knowledge anchored in the relationship between meaning and meaning, with a view to creating the relation of belonging to related environmental issues the human condition. |
Palabras clave : | Construção do conhecimento SNUC Polilógica Análise Cognitiva Dialógica Cognitiva Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Brasil)- Pesquisa. Biodiversidade - Conservação - Politica Governamental Gestão do conhecimento Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães. Knowledge construction Polylogical Cognitive Analysis Cognitive Dialog |
metadata.dc.subject.cnpq: | Processos perceptuais e cognitivos; desenvolvimento. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31385 |
Fecha de publicación : | 3-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGDC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CláudiaSousa_DialogicaCognitiva_VersãoFinal_02.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.