Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31177
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | A participação dos servidores técnico-administrativos na Avaliação Institucional: a percepção dos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) |
Autor : | Martins, Joice da Costa Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
metadata.dc.creator: | Martins, Joice da Costa Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
Resumen : | A participação é uma das características norteadoras na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e amplamente mencionada na literatura como requisito para a realização de uma avaliação formativa e emancipatória, com foco na melhoria da qualidade do ensino superior. O SINAES estabelece que a avaliação deverá assegurar a participação dos três corpos sociais que compõem a comunidade acadêmica, Docentes, Discentes, servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e da Sociedade Civil organizada. Neste sentido, o presente estudo buscou compreender como os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) percebem a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades públicas federais brasileiras. A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dados obtidos através de questionário eletrônico foram organizados numa matriz e agrupados às categorias com as quais possuem correlação. Os resultados encontrados demonstram que, embora os membros das CPA percebam a participação dos servidores TAE na autoavaliação institucional, ela ainda se demonstra pouco uniforme e, muitas vezes, inexpressiva. |
Palabras clave : | Avaliação Institucional Servidores Técnico-Administrativos em Educação TAE Universidades Federais Sinaes |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31177 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf | 577,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.