Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30796
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo para o ensino sobre a natureza da ciência no contexto das ciências biológicas.
Autor(es): Inêz, Tiago Guimarães
Autor(es): Inêz, Tiago Guimarães
Abstract: Estudos têm revelado que muitas pessoas não compreendem como o conhecimento científico é construído e aceito, mesmo após educação científica. Uma das maneiras pelas quais se tem buscado superar este problema, na pesquisa e na prática da Educação em Ciências, é através do ensino sobre a Natureza da Ciência (NdC). A NdC pode ser entendida como um construto pedagógico que visa fomentar, entre os estudantes de Ciências, o entendimento das principais características do trabalho científico. Nos últimos anos, investigadores pertencentes à área da Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (Física, Química, Biologia, Ciências da Terra) têm buscado desenvolver formas de promover a instrução sobre o conhecimento científico segundo a especificidade de cada uma dessas áreas de ensino. Alinhado a essa perspectiva que enfatiza a instrução da ciência conforme a particularidade de cada campo das Ciências Naturais, este trabalho visa desenvolver a proposta de um modelo para ensinar sobre a NdC no contexto do Ensino de Biologia. Este modelo, denominado “Modelo Integrativo da Biologia para o Ensino da Ciência” (MIBioEC), está baseado em três pilares. O primeiro é a Abordagem de Semelhança de Família Reconceitualizada para a NdC (FRN), cujo fundamento é a ideia de semelhança de família desenvolvida pelo filósofo Ludwig Wittgenstein. O principal objetivo dessa abordagem é inserir a discussão da NdC nos currículos de Ciência a partir de categorias abrangentes que realcem os aspectos cognitivo-epistêmico e social-institucional do trabalho científico. O segundo pilar consiste na moldura conceitual da biologia proposta por Scheiner. Argumentamos que as cinco teorias gerais da biologia (célula, genética, organismos, evolução e ecologia) identificadas nessa estrutura são capazes de fornecer critérios para o ensino sobre a NdC a partir do contexto específico das Ciências Biológicas. Por fim, o terceiro pilar é a concepção pragmática de modelos como artefatos epistêmicos de Knuuttila, a qual melhor captura, em nosso entendimento, as diferentes formas de uso de modelos no trabalho científico. Por meio dessa visão, modelos podem ser considerados como objetos concretos, com os quais podemos interagir, trabalhar e colocar em ação para gerar conhecimento. Entendemos que o MIBioEC possui o potencial de promover o ensino e a aprendizagem sobre diferentes aspectos do conhecimento científico e de sua construção e aceitação que se fazem presentes nas Ciências Biológicas. Para ilustrar este potencial, apresentamos um exemplo de seu emprego para o ensino sobre certos aspectos da NdC a partir da história da teoria celular.
ABSTRACT It has been shown that many people do not understand how the scientific knowledge is built and accepted, even after scientific education. One of the ways in which this problem has been faced, in the research and practice in Science Education, is through teaching about the Nature of Science (NoS). The NoS can be understood as a pedagogical construct that aims to foster,among science students, the understanding of the main characteristics of the scientific work. In recent years, researchers in the field of Research on the Teaching of Natural Sciences (Physics, Chemistry, Biology, Earth Sciences) have sought to develop ways of promoting instruction on scientific knowledge according to the specificity of each of these teaching areas. Aligned with this perspective that emphasizes the instruction of science according to the particularity of each field of the Natural Sciences, this work aims to develop the proposal of a model for teaching about NoS in the context of Biological Education. This model, named “Integrative Model of Biology for Science Education” (IMBioEC) is based on three pillars. The first is the Reconceptualized Family Resemblance Approach-to-NoS (RFN) whose foundation lies in the idea of family resemblance developed by the philosopher Ludwig Wittgenstein. The main goal of this approach is to include the discussion of NoS in science curricula based on broad categories that highlight the cognitive-epistemic and socialinstitutional aspects of scientific work. The second pillar consists of the conceptual framework of biology proposed by Scheiner. We argue that the five general theories of biology (cell, genetics, organisms, evolution and ecology) identified in this framework are capable of providing criteria for teaching about NoS from the specific context of the Biological Sciences. Finally, the third pillar is the pragmatic conception of models as epistemic artefacts put forward by Knuuttila, which best captures, to our understanding, the different ways of using models in scientific work. Through this view models can be regarded as concrete objects with which we can interact, work and put into action to generate knowledge. We understand that the IMBioEC has the potential to promote teaching and learning about different aspects of scientific knowledge and their construction and acceptance that are present in the Biological Sciences. To illustrate this potential, we present an example of its use for teaching on certains aspects of NoS from the history of cell theory.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Natureza da ciência
Semelhança de família
Ciências biológicas
Artefatos epistêmicos
Teorias biológicas
Science teaching
Nature of science
Family resemblance
Biological Sciences
Epistemics artefacts
Biological theories
CNPq: História
Filosofia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós‐graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30796
Data do documento: 22-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.