Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30692
metadata.dc.type: Tese
Título : A educação física da Bahia: a construção nas décadas de 1950 a 1970
Autor : Brito Filho, Wilson de Lima
metadata.dc.creator: Brito Filho, Wilson de Lima
Resumen : A presente tese é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Linha Temática Educação, Cultura Corporal e Lazer, situando o seu objeto de investigações em questões referentes a História Social, Educação Física, Bahia, UCSAL e Educação, discutindo o tema de maneira única e articulada na tentativa de reconstrução de acontecimentos. O questionamento que dá suporte a pesquisa é: Como eram estruturadas as práticas pedagógicas dos professores formados pela primeira turma de Educação Física da Universidade Católica do Salvador no campo de intervenção em Educação Física no estado da Bahia? E apontamos como hipótese: O modelo de formação e de intervenção da primeira turma de professores de Educação Física na Bahia formados pela UCSAL se moldou ao estabelecido pela ENEFD e seu modelo teve influência determinante no campo de intervenção pedagógico no estado da Bahia. A partir destes elementos, o estudo objetivou compreender, no recorte temporal entre as décadas de 1950 e 1970, a Educação Física e seus desdobramentos no campo de intervenção pedagógica, pela visão dos professores formados na primeira turma da UCSAL. Metodologicamente usamos o estudo qualitativo, com coleta de dados a partir das produções bibliográficas, livros, revistas, periódicos de época, produções literárias e demais textos, além de utilizarmos também como instrumentos as entrevistas, optando pelas semiestruturadas e reunidas em torno da História Social. Nas conclusões percebemos que os impactos iniciais do surgimento do curso da UCSAL foram mínimos no estado. O curso seguiu o modelo apresentado pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos, formato este que reverberou numa manutenção do modelo de práticas de intervenção dentro do campo de Educação Física do estado.
ABSTRACTS: This thesis is the result of a research carried out in the Postgraduate Program in Education (PPGE), Federal University of Bahia (UFBA), in the Thematic Line Education, Body Culture and Leisure, placing its object of investigations of issues related to Social History, Physical Education, Bahia, UCSAL and Education, discussing each theme in a unique and articulate manner in an attempt to reconstruct events. The question that supports the research is: How were the pedagogical practices of teachers formed by the first class of Physical Education of the Catholic University of Salvador in the field of intervention in Physical Education in the state of Bahia? We point out as hypothesis: The formation and intervention model of the first class of Physical Education teachers in Bahia graduated by UCSAL was modeled on that established by ENEFD and its model had a decisive influence on the field of pedagogical intervention in the state of Bahia. From these elements, the study aimed to understand, in the time frame between the 1950s and 1970s, Physical Education and its developments in the field of pedagogical intervention, from the viewpoint of teachers trained in the first class of UCSAL. Methodologically we use the qualitative study, with data collection from bibliographic productions, books, magazines, periodicals, literary productions and other texts, and also use as instruments the interviews, opting for semi-structured and gathered around Social History. In the conclusions we realized that the initial impacts of the emergence of the course of UCSAL were minimal in the state. The course followed the model presented by the National School of Physical Education and Sports, which format reverberated in a maintenance of the model of intervention practices within the state Physical Education field.
Palabras clave : Educação Física
UCSal
História
Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30692
Fecha de publicación : 24-sep-2019
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE FINAL PARA REPOSITÓRIO Wilson de Lima Brito Filho.pdf14,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.