Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30524
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Esquenta! Regina Casé e periferia: uma representação racial da diferença
Autor : Silva, Juliana Freire da
metadata.dc.creator: Silva, Juliana Freire da
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar os mecanismos de representatividade da favela na rede Globo, a partir de uma análise crítica do programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé. O programa revela um processo de atribuição de significado e valor à diferença, a partir da representação da periferia sob a luz do regime habitual da subalternidade, caracterizado pela invisibilidade do sujeito subalterno. A crítica que se estabelece diz respeito aos modos pelos quais o discurso dominante organiza sua relação com a diferença e de como essa diferença possui caráter racial. Para isso, se lança mão dos preceitos que definem a existência e o conhecimento das coisas a partir do seu sentido, dentro do processo de significação que se estabelece naquela troca comunicativa. A forma como periferia faz sentido, de forma que não causa “estranhamento” ao telespectador, remete a um modo de representação estabelecida pelo movimento de celebração, fetichização, romantização e silenciamento das vozes subalternas característico do programa. Tal movimento teve algumas de suas marcas discutidas na análise, dentro da perspectiva que pensa o Esquenta!, enquanto regime de representatibilidade e como repetição do regime de subalternidade nos meios de comunicação.
Palabras clave : Favelas - Programa de televisão
Periferias - Programa de televisão
Cultura popular
Significado
Sentido
Outro
Subalternidade
Representação racial
metadata.dc.subject.cnpq: Cultura e Identidade
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: IHAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30524
Fecha de publicación : 3-sep-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.