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Tipo: Dissertação
Título: Os coordenadores dos cursos superiores de licenciaturas em ação no IF Sertão-PE campus Petrolina: limites e perspectivas.
Autor(es): Santos, Mônica Mascarenhas
Autor(es): Santos, Mônica Mascarenhas
Abstract: Este Projeto de Intervenção é o resultado do estudo realizado para conhecer o trabalho dos coordenadores de cursos superiores de licenciaturas, no Campus Petrolina, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), identificando seus limites e perspectivas para o desenvolvimento pedagógico dos cursos superiores em que atuam. Tem como finalidade a proposição de uma ação de intervenção para construir a fundamentação do trabalho de gestão em rede, o envolvimento de gestores em um trabalho colaborativo, voltado para o crescimento dos cursos superiores de licenciaturas e a reestruturação das normas internas que norteiam a ação destes coordenadores. O estudo pautou-se na ação coordenadora por ser a característica essencial do trabalho do coordenador de curso, e para entender esta ação de coordenar dentro do cenário educacional, foi preciso perceber a atividade administrativa do ato de gerenciar no trabalho cotidiano dos coordenadores de cursos de Licenciaturas em Computação, Física, Música e Química do Campus Petrolina. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos utilizados para o levantamento de informações foram: análise documental, grupo focal e diário de campo. Para a realização desta pesquisa, buscou-se a fundamentação em: Barbour (2009) e Bogdan e Biclen (1994) para delinear a metodologia. Para conhecer a realidade sobre a ação coordenadora, estudou-se o tema através das pesquisas de Fernandes (2012), Fontoura (2017), Sabadia (1988) e outros teóricos do contexto dos coordenadores. Os suportes são as legislações federais e normativas do IF Sertão-PE. O estudo localizado de campo e o ato de ouvir através do grupo focal possibilitou destacar aspectos relevantes das coordenações de cursos e identificação do trabalho de coordenar solitário, intenso, imediatista, e, acima de tudo, leigo — ausência de formação em gestão e preocupação com a ética no cuidado com as pessoas (discentes, e servidores). Na perspectiva do desenvolvimento pedagógico, delineou-se a ausência de prioridades para as ações cotidianas. Na esfera legal, constatou-se a imprecisão das normativas que regem o trabalho dos coordenadores de cursos superiores. No campo das ideias, revelou-se a incompreensão de uma lógica do trabalho de coordenação democrática, colaborativa e emancipadora. Este contexto demanda uma ação processual de (re) construção do pensar e do fazer na prática coordenadora, em conjunto com os coordenadores dos cursos de licenciaturas do Campus Petrolina, por isso este projeto de intervenção.
ABSTRACT The objective of this research was to comprehend the work of the coordinators of undergraduate programs at the Petrolina Campus of the Federal Institute of Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), in order to identify their limits and the perspectives for the pedagogical development of the programs in which they work. This study was based on the coordinating action because it is the essential feature of the work of the program coordinator. To understand this action within the educational scenario it was necessary to perceive the administrative activity of the act of managing in the daily work of the coordinators of the programs in Computing, Physics, Music, and Chemistry at the Petrolina Campus. The methodology privileged the qualitative approach and the procedures and instruments used to collect information were: documentary analysis, focus group and field reports. The guidelines of the methodology were based on Barbour (2009) and Bogdan and Biclen (1994). To learn about the investigations on coordinating action, we studied Fernandes (2012), Fontoura (2017), Sabadia (1988) and other theorists on the context of the coordinators. Additional support was found in the Federal and regulatory norms of IF Sertão-PE. This study made it possible to highlight relevant aspects of course coordination and identify the solitary, intense, short-sighted and especially inexpert nature of the coordinators’ work as well as the absence of management training and the lack of concern with ethics in the treatment of students and faculty staff. In the perspective of pedagogical development, a lack of priority in everyday actions was observed. In the legal sphere, the rules governing the work of coordinators of higher education weren’t clear. It is also unclear what is the logic behind the whole process of a democratic, collaborative and emancipatory work of coordination. The expectations of modern social relations demand a process of continuity and enhancement of the debate just initiated by this research. In this text, it is proposed an intervention to build the foundation of the management work, the involvement of managers in a collaborative work directed towards the growth of the teacher training undergraduate courses and the restructuring of internal norms to guide the action of the coordinators of teacher training undergraduate courses at IF Sertão-PE.
Palavras-chave: Ensino superior - Administração
Coordenadores educacionais
Curso de Licenciatura
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Petrolina (PE)
Coordenador de Curso
Sertão Pernambucano - Campus Petrolina
Program Coordinator
Higher Education Degree
Federal Institute
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30333
Data do documento: 12-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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