Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29659
metadata.dc.type: Dissertação
Title: DANÇA E REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA INFANTIL: ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO EM UMA PROPOSTA ARTÍSTICO-EDUCATIVA
Authors: Azevedo, Maria Fernanda Silva
metadata.dc.creator: Azevedo, Maria Fernanda Silva
Abstract: A pesquisa trata de um estudo de caso exploratório, em uma abordagem com dança para crianças com paralisia cerebral, integrantes de um programa de reabilitação. Neste contexto, amplia-se a noção de arte exclusivamente terapêutica, trazendo a discussão para o entendimento de dança enquanto ação cognitiva do corpo. Para isso, são articulados os conceitos de embodiment (LAKOFF & JOHNSON, 1999), neuroplasticidade (LENT, 2001; KOLB & GIBB 2011, RAMACHANDRAN,2014; BERTHOZ, 2017), aprendizagem (MATURANA e VARELA, 1995), afetividade (DAMÁSIO, 2004; SILVA, 2015) e a cognição associada à Dança (KATZ, 2005; CALVO-MERINO 2004, 2006; WACHOWICZ, 2009; CROSS, 2012; HAGENDOORN, 2012). A pesquisa de campo envolve o trabalho com crianças com paralisia cerebral, realizado em uma instituição de reabilitação infantil. São discutidos os eixos de trabalho, as contribuições da intervenção para a autopercepção corporal destes pacientes e o entendimento da equipe sobre o assunto. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do entendimento de Dança enquanto campo de conhecimento específico, em áreas diversas às das Artes, como a Saúde.
Keywords: Dança
Reabilitação Infantil
Paralisia Cerebral
Embodiment
metadata.dc.subject.cnpq: DANÇA
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGDANÇA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Dança
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29659
Issue Date: 24-May-2019
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFSA - Dissertação Versão Final - 7abr19.pdf32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.