Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29655
metadata.dc.type: Dissertação
Title: “Brilhando, autor, / Como se ele mesmo fosse o poema” O imaginário do corpo na poética de Herberto Helder
Authors: GOMES, DJANINE ALEONORA BELÉM
metadata.dc.creator: GOMES, DJANINE ALEONORA BELÉM
Abstract: Esta dissertação dedica-se ao estudo d’ O Imaginário do corpo na poética de Herberto Helder, a partir da leitura dos poemas do seu livro Ou o Poema Contínuo (2006), considerando as categorias de análise: a linguagem; o corpo; o erotismo. Uma vez que sua linguagem poética visa fundar um mundo utópico, ao invés de executar a mediação do real, acreditamos, desta maneira, que Herberto Helder aponta possíveis reflexões sobre algumas transformações estéticas e culturais que marcam a contemporaneidade. Ao analisar a subjetividade dos poemas, observa-se que autor e obra entram em processo de resistência, assumindo uma postura crítica da poética moderna. Tais observações estão alicerçadas nos conceitos de Ilegibilidade, Obscuridade e Resistência, propostos nos estudos críticos de Dal Farra (1986), Guedes (1979) e Bosi (1977), respectivamente. Além disso, observa-se a culminância dessa linguagem em um corpo erótico, tal como Georges Bataille analisa (1980). Assim, a poética herbertiana assina uma performance estética entre palavra e corpo em estado de desconstrução e construção contínuo, uma espécie de metamorfose erótica em permanente estado de continuidade com o corpo poético.
This dissertation is dedicated to the study of the Imaginary of the body in the poetry of Herberto Helder, from the reading of the poems of the book Or the Continuous Poem (2006), of the said Madeiran author, considering the categories of analysis: language; the body; or eroticism. Since its poetic language aims at founding a utopian world, instead of performing the mediation of the real, we believe, in this way, that Herberto Helder points out possible reflections on some aesthetic and cultural transformations that mark contemporaneity. It is sought to analyze the work of the poet through this thread, taking as an example the procedure performed by Erich Auerbach (1950). When analyzing the subjectivity of the poems, it is observed that author and work enter into a process of resistance, assuming a critical posture of modern poetry. These observations are based on the concepts of illegibility, obscurity and resistance, proposed in the critical studies of Dal Farra (1986), Guedes (1979) and Bosi (1977), respectively. Moreover, the culmination of this language is observed in an erotic body, as Georges Bataille analyzes (1980). Thus, Herbertian poetics signs an aesthetic performance between word and body in a state of deconstruction and continuous construction, a kind of erotic metamorphosis in a permanent state of continuity with the poetic body.
Keywords: Teoria Literária
Processo de subjetivação
Crítica Literária
Poesia brasileira
Herberto Helder
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29655
Issue Date: 24-May-2019
Appears in Collections:Dissertação (PPGLITCULT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Djanine - Dissert Revisada1.pdf718,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.