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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28761
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Navegação de veículos diferenciais baseada em campos potenciais artificiais |
Autor : | Cerqueira, Tadeu Abreu |
metadata.dc.creator: | Cerqueira, Tadeu Abreu |
Resumen : | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de navegação, aplicado para veículos que possuem locomoção diferencial, através do planejamento de trajetórias e controle cinemático do veículo, visando o desvio de obstáculos previamente detectados. Para o planejamento, é utilizada uma abordagem modificada do método baseado em campos potenciais artificiais, conhecido também como método APF (Artificial Potential Fields). Essa nova abordagem consiste em uma forma de superar o problema dos mínimos locais, inerente ao método APF, de modo a planejar trajetórias que evitem os obstáculos e que atinjam o ponto final desejado, caso haja alguma trajetória factível. Referente ao controle cinemático, são estudas estraté gias através de controladores NTI (Nonlinear Time-Invariant control ) e DFL(Dynamic Feedback Linearization), de forma a manter o veículo dentro de um caminho previamente planejado, visando atingir o ponto final desejado e desviar dos obstáculos detectados dispostos no ambiente. Usa-se o robô diferencial Lego EV3 como base de testes para aplicação do sistema de navegação desenvolvido, em que são realizadas simulações e experimentos em laboratório. |
Palabras clave : | Planejamento de Trajetórias Campos Potenciais Artificiais Desvio de Obstáculos comVeículos Diferenciais Controle Cinemático |
metadata.dc.subject.cnpq: | Engenharia elétrica |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Engenharia Elétrica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28761 |
Fecha de publicación : | 7-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPEE) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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