Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28743
Tipo: Dissertação
Título: DESVENDANDO O TEXTO: o papel da leitura no processo de formação de sujeitos-leitores críticos e criativos
Autor(es): Correia, Jamile dos Santos
Autor(es): Correia, Jamile dos Santos
Abstract: O trabalho “Desvendando o texto: o papel da leitura no processo de formação de sujeitosleitores críticos e criativos” apresenta uma discussão sobre a importância da atividade inferencial para o processo de construção de sentidos do texto. O mesmo originou-se de uma necessidade de se repensar o ensino-aprendizagem da leitura não só na sala de aula, como também, de se pensar o modo como o sujeito-leitor proveniente das camadas populares compartilham seus saberes pelo uso que fazem da leitura e da produção escrita em seu dia-adia. O presente estudo até aqui realizado, encontra-se ancorado no modelo teórico sociointeracionista e considera que o ato de ler não é um processo mecânico, bem como o leitor não é um elemento passivo. Defende-se, ainda, o argumento de que a compreensão leitora se estabelece a partir da negociação de sentidos entre autor – texto – leitor e tem por objetivo refletir sobre o modo como os estudantes de uma turma do 8º ano no ensino fundamental II, ao lerem crônicas literárias, mobilizam seus conhecimentos de mundo e potencializam sua consciência crítica e criativa.
El trabajo "Desvelando el texto: el papel de la lectura en el proceso de formación de sujetoslectores críticos y creativos" presenta una discusión sobre la importancia de la actividad inferencial para el proceso de construcción de sentidos del texto. Lo mismo se originó de una necesidad de repensar la enseñanza-aprendizaje de la lectura no sólo en el aula, como también, de pensar el modo como el sujeto-lector proveniente de las capas populares comparten sus saberes por el uso que hacen de la lectura y de la producción escrita en su día a día. El presente estudio hasta aquí realizado, se encuentra anclado en el modelo teórico sociointeracionista y considera que el acto de leer no es un proceso mecánico, así como el lector no es un elemento pasivo. Se defiende, además, el argumento de que la comprensión lectora se establece a partir de la negociación de sentidos entre autor - texto - lector y tiene por objetivo reflexionar sobre el modo como los estudiantes de una clase del 8º año en la enseñanza fundamental II, al leer las crónicas literarias, movilizan sus conocimientos de mundo y potencian su conciencia crítica y creativa.
Palavras-chave: Leitura
Formação do leitor
Atividade inferencial
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28743
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL ACADÊMICO-JAMILE DOS SANTOS CORREIA.pdf7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.