Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28742
Tipo: Dissertação
Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA
Autor(es): Oliveira, Denise Claudete Bezerra de
Autor(es): Oliveira, Denise Claudete Bezerra de
Abstract: O presente memorial é o relato do envolvimento com a leitura de textos multimodais instigado por minha prática profissional que me motivou a participar do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras – oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o objetivo de subsidiar teoricamente efetivas práticas de leitura dos gêneros multimodais em sala de aula, busquei dialogar com estudiosos que abordam os conceitos de leitura, letramento, multiletramento e multimodalidade, sendo que este último conceito me conduziu ao diálogo com o aporte teórico da Semiótica Social – mais especificamente com a Gramática do Design Visual, sob as lentes dos autores Gunther Kress e Theo van Leeuwen. O estudo teórico apresentado fundamentou a elaboração e aplicação de uma sequência didática com foco na leitura de gêneros multimodais aplicada na turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas, Catu/BA. A intervenção analisada neste estudo teve como objetivo geral possibilitar aos meus alunos o desenvolvimento das habilidades necessárias para a leitura significativa dos gêneros multimodais. Ao verificar que a leitura de textos multimodais em sala de aula não tem contribuído para a compreensão da modalidade visual como elemento textual produtor de sentidos do texto, tive que redimensionar minha proposta de intervenção porque a concepção de texto dos meus alunos estava ligada apenas à modalidade verbal. Neste sentido, elaborei e apliquei uma sequência de atividades de leitura focalizando a relação de complementariedade entre as modalidades verbal e visual com o objetivo de ampliar a noção de texto apresentada por meus alunos.
This memorial is the account of my involvement with with the reading of multimodal texts instigated by my professional practice that motivated me to join the professional master's in literature – ProfLetras – offered by Universidade Federal da Bahia (UFBA) in partnership with the Universidade Federal of Rio Grande do Norte (UFRN). For the purpose of subsidizing theoretically effective reading practices of multimodal genres in the classroom I sought dialogue with scholars that discuss the concepts of reading, literacy, multiletramento and multimodality, being that the latter concept led me to dialogue with the theoretical contribution of Social Semiotics – more specifically with the grammar of Visual Design, under the lens of the authors Gunther Kress and Theo van Leeuwen. The theoretical study presented based the elaboration and application of a didactic sequence focusing on reading multimodal genres on 7th grade class of the Ensino Fundamental II of the Colégio Antônio de Deus Seixas, Catu/BA. The intervention analyzed in this study had as general objective to enable my students to develop the skills needed for reading of multimodal genres. To verify that the reading of the multimodal texts into the classroom do not have contributed to the understanding of the visual mode as textual element producer of senses of the text, I had to resize my proposal of intervention because the conception of text of my pupils was linked only to the verbal modality. In this sense, elaborated and applied a sequence of reading activities focusing on the relationship of complementarity between the verbal and visual modalities with the aim of broadening the notion of text presented by my pupils.
Palavras-chave: Leitura
Letramento
Multiletramento
Multimodalidade
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28742
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado.DENISE.Memorial.Profletras.2016.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.