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Tipo: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DAS PROFESSORAS NEGRAS DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARIPE
Autor(es): Borges, Cintia Bárbara Silva
Autor(es): Borges, Cintia Bárbara Silva
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo compreender os caminhos da [re,des] construção identitária profissional das professoras negras de língua inglesa de escolas públicas de Paripe a partir do olhar de si mesmas, com vistas a perceber seu papel enquanto protagonistas na formação de sua identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, com uma perspectiva social e que também se enquadra na Antropologia Cultural. Recorreu-se a diferentes instrumentos e procedimentos de investigação, a saber: questionário, para conhecer o perfil profissional das professoras; entrevista dialogada, a fim de compreender as diferentes perspectivas sobre o foco da pesquisa; observação de aulas, com o propósito de verificar seus posicionamentos no contexto de ensino; por fim, registro fotográfico, para captar cenas que retratassem a identidade profissional das professoras. Ademais, procedeu-se a triangulação e discussão dos dados gerados, por meio das relações estabelecidas nas dimensões pautadas nas concepções linguísticas, constituições identitárias profissionais, impactos do contexto de ensino na identidade profissional e representação sobre o papel político, social e ideológico do docente. A discussão da identidade profissional perpassa pelas questões étnica e de gênero bem como pela relação com o território Paripe, no que tange às implicações dos processos identitários, entendendo o local social e lugar de fala dessas mulheres, negras e professoras de língua inglesa de escolas públicas. Por fim, esta pesquisa buscou contribuir para o fortalecimento desses lugares, sobretudo Paripe e escola pública, reafirmando a escuta e visibilidade dos sujeitos e, sobretudo, ratificando o posicionamento social, político e ideológico das professoras negras de língua inglesa.
The objective of this dissertation is to understand the paths of the professional identity [re, des] construction of black teachers of English of Paripe public schools, from the perspective of themselves, in order to perceive their role as protagonists in the formation of their professional identity. It is a qualitative and interpretative research, with a social perspective and it also fits in the cultural anthropology. We used different research instruments and procedures, namely: a questionnaire to know the professional profile of the teachers; interview dialogues that aimed to understand the different perspectives on the research focus; classroom observations to verify their positions in the context of teaching, and photographic record to capture scenes that portray their professional identity. In addition, we proceeded to triangulate and discuss the data generated, through established relations in the dimensions based on linguistic conceptions, professional identity constitutions, impacts of teaching context on professional identity and representation on political, social and ideological role as teachers. The discussion of the professional identity encompasses not only ethnic and gender issues but also the relation with the Paripe geographical territory, with regard to the implications of the identity processes, understanding the social place and place of speech of those black women who are also English teachers in public schools. Finally, this research sought to contribute to the strengthening of these places, especially Paripe and public school, reaffirming the listening and visibility of the subjects, and, above all, ratifying the social, political and ideological position of black teachers of English language.
Palavras-chave: Identidade Profissional
Professoras Negras
Língua Inglesa
Escolas Públicas de Paripe
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28709
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

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