Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28673
Tipo: Tese
Título: Determinação da estabilidade oxidativa de óleos, gorduras e do biodiesel baseada em propriedades óticas e atmosfera oxidante
Autor(es): Soares Júnior, Luiz Carlos Simões
Autor(es): Soares Júnior, Luiz Carlos Simões
Abstract: O interesse pelo uso de biodiesel enquanto fonte energética tem crescido nos últimos anos, apesar deste ser utilizado como combustível há muitos anos. Um dos grandes desafios para utilização desse biocombustível é garantir que ele chegue ao mercado dentro das especificações. Dentre os parâmetros que são avaliados, um deles ainda representa um limitante, a estabilidade oxidativa. O biodiesel oxidado apresenta elevação da sua acidez, viscosidade, corrosividade e a formação de compostos indesejáveis, como polímeros e depósitos, que podem ocasionar problemas nos motores. A norma brasileira, assim como a européia, define que para um combustível estar apto à comercialização, quando submetido ao ensaio acelerado Rancimat, na temperatura de 110oC, sob a ação de um fluxo de ar de 10 L/h, deve apresentar uma estabilidade oxidativa mínima de 6 horas. Apesar de amplamente difundidos, os resultados deste método ainda suscitam vários questionamentos. Neste trabalho são propostas três novas metodologias para determinação da estabilidade oxidativa do biodiesel, dos óleos e das gorduras. A primeira delas se baseia na medida dos espectros de absorção no visível, estes espectros são coletados enquanto a amostra é submetida à oxidação forçada. A segunda técnica baseia-se no monitoramento da foto-oxidação por medidas de espectroscopia de transmissão. A última utiliza o ozônio como agente potencializador do processo oxidativo, o ozônio é administrado às amostras durante as medidas realizadas pelo método Rancimat. As técnicas desenvolvidas foram comparadas ao método Rancimat e demonstraram ser capazes de fornecer resultados confiáveis, utilizando-se de uma metodologia mais simples e barata de análise.
Palavras-chave: Estabilidade Oxidativa
Biodiesel
Oxidação
CNPq: Energia e Meio Ambiente
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Energia e Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28673
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGEnAm)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ CARLOS SIMÕES SOARES JÚNIOR - Tese.pdf6,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.