Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28353
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Liderança como prática intercultural: liderança em projetos internacionais na Organização Rotary
Título(s) alternativo(s): Revista de Psicologia
Autor(es): Vilas-Boas, Otacílio Torres
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Vilas-Boas, Otacílio Torres
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: Epistemologicamente, a noção de prática representa uma forma diferenciada para pensar a pesquisa social e as diversas formas de organizações. Dentro do campo da liderança como prática, no qual nenhuma pesquisa integrou a interação entre culturas, este artigo elabora e discute uma concepção da liderança como prática intercultural, com impactos para a prática de pesquisa, por entender que a interculturalidade é elemento fundamental na orientação de como as práticas organizacionais são construídas e na forma como os líderes tomam e alicerçam suas decisões, agem e interagem. Nesse sentido, realiza-se uma pesquisa empírica envolvendo a liderança como prática intercultural em projetos internacionais na organização Rotary, que representa um campo rico no que diz respeito a liderança e interculturalidade, o que permite o estudo e o avanço no desenvolvimento de uma concepção da liderança como prática intercultural, a partir da identificação e da análise das práticas de liderança em tal contexto. Na concepção trazida, a liderança é uma prática que representa o processo – ligado à presente interação entre culturas – de influenciar uma ou mais pessoas rumo à realização de objetivos. A proposta possibilita um conhecimento aprofundado sobre a liderança a partir de um entendimento integrado das práticas existentes, levando em conta os líderes, os seguidores, o contexto e a cultura do grupo, que envolve a cultura organizacional e as culturas sociais presentes. Implicações são discutidas.
Palavras-chave: Liderança
Prática
Interculturalidade
Estudos baseados em prática
Projetos internacionais
Rotary
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28353
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liderança como Prática Intercultural Liderança em Projetos Internacionais na Organização Rotary.pdf323,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.