Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27772
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento digital: as aulas de língua portuguesa como construção da autonomia do aluno |
Autor(es): | FRANCO, LAYLLA GOMES |
Autor(es): | FRANCO, LAYLLA GOMES |
Abstract: | Neste memorial, apresentam-se as atividades profissionais e científicas mais significativas desenvolvidas durante o percurso da vida acadêmica e que foram basilares para prática didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, na rede estadual de ensino. A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na contemporaneidade desafiam as instituições a buscar alternativas ao ensino tradicional, potencializando-o através de ferramentas que garantem uma aprendizagem mais participativa e congruente em relação aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, considerando que o professor não deve se abster do seu papel de mediador do conhecimento, empreendeu-se uma pesquisa cujo principal objetivo é viabilizar a construção da autonomia crítica dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio dos multiletramentos. Para isso, foram mobilizados conceitos como autonomia, autoria e multiletramentos no ensino de língua portuguesa, considerando as contribuições destes para as intercessões teórico-metodológicas realizadas na pesquisa visando à implementação de um projeto de intervenção que parte dos gêneros textuais virtuais já utilizados cotidianamente pelos estudantes para a construção de novas competências e subjetividades, mediadas pela tecnologia. Para a escolha do gênero textual que serviria como mediador das situações de aprendizagem foram utilizados como instrumentos de pesquisa: rodas de conversas, questionários semi-estruturados, além de observação realizada no decorrer das aulas. Após análise das informações coletadas, elaborou-se uma proposta didática que utiliza o gênero Facebook para incentivar os alunos a produzirem narrativas biográficas em ambiente virtual, no qual é possível a alternância de papeis e a interatividade fundamentais para a construção de sua autonomia crítica, principalmente em processos de comunicação em rede. |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Língua Portuguesa Autonomia Multiletramentos Letramento Digital |
CNPq: | Letras |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27772 |
Data do documento: | 22-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa - Memorial.docx | 46,8 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir | |
Memorial de formação - Defesa (revisado)out (1).docx | 3,91 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.