Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27768
Tipo: Dissertação
Título: EU, O OUTRO E TANTOS NÓS: experimentações literárias no Ensino Fundamental
Autor(es): Sousa, Joseane Maytê Sousa Santos
Autor(es): Sousa, Joseane Maytê Sousa Santos
Abstract: Este memorial, intitulado Eu, o outro e tantos nós: experimentações literárias no Ensino Fundamental, apresenta os resultados do projeto de intervenção aplicado na Escola Sônia Regina de Souza, situada no município de Camaçari, cujo objetivo foi discutir as diversidades e as questões identitárias, a fim de promover a tolerância e o respeito dentro e fora do contexto escolar, além de fomentar a autonomia e a autoria dos sujeitos envolvidos. Em atenção ao problema que se apresentou à pesquisa - a saber: mutilação dos sujeitos sociais, que resistiam às práticas de produção escrita em sala, mas escreviam com desenvoltura em diários, grafites, desenhos espalhados pelos cadernos e carteiras - foram elaboradas duas oficinas de criação, intituladas, respectivamente, 1- Eu e o outro e 2- Tantos nós, através das quais os estudantes se expressaram por meio de linguagens diversas. A Literatura no campo expandido, a escrita de si e a autoria foram pilares para a pesquisa, ancorada nos estudos de Andruetto (2012), Aguilar e Cámara (2017), Salles (2006), Pato (2012), Quilici (2014), Rosa (2013), Josso (2012) e (2007), Machado (2009) e (1998), Krauss (1984) e Cesar (2002). Os dados desta pesquisa autoetnográfica foram apresentados a partir de rodas de conversa, produtos das oficinas de criação e dos diários escritos pelos alunos. Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos da pesquisa dão sentido à produção escrita em linguagens diversas quando são oportunizados momentos de criação e cuidado, despertando memórias e afecções de corpos falantes, escreventes e criativos, que têm aprendido a se enxergar no outro e a dizer muito sobre si.
This memorial, titled “Me, the Other one and so many of Us: literary experiments in Elementary school”, presents the results of the intervention project applied at school Sônia Regina de Souza, situated in Camaçari, whose objective was to discuss the diversity and identity issues, in order to promote tolerance and respect inside and outside the school context, and promote the autonomy and authorship of the subjects involved. In response to the problem presented to the research: mutilation of social subjects, who resisted to the practices of writing in classroom, but have been writing with ease in diaries, graffiti, drawings spread in notebooks, school chairs and tables- it was prepared two workshops, entitled, respectively, 1- Me and the Other and 2-So Many of Us, where students expressed themselves through various languages. The Literature in the expanded field, the writing of itself and the authorship were pillars for the research, anchored in the studies of Andruetto (2012), Aguilar e Cámara (2017), Salles (2006), Pato (2012), Quilici (2014), Rosa (2013), Josso (2012) e (2007), Machado (2009) e (1998), Krauss (1984) e Cesar (2002). The data of this self-ethnographic research was colected by conversation groups, products of those two Workshops of creation and diaries written by students.The results show that the subjects of the research give meaning to the written production in different languages when they are given opportunities to have moments of creation and care, awakening memories and affections of speaking, writing and creative bodies, that have been learning to see themselves in the other and to say a lot about themselves.
Palavras-chave: Experimentação Literária
Oficinas de Criação
Escrita de Si
Autoria
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27768
Data do documento: 22-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_VERSÃO DEFINITIVA_com considerações da banca_pdf.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.