Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27695
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Universidade de São Paulo: uma rota internacional do desenvolvimento da geometria algébrica
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de História da Ciência
Autor(es): Lima, Eliene Barbosa
Dias, André Luis Mattedi
Autor(es): Lima, Eliene Barbosa
Dias, André Luis Mattedi
Abstract: Neste artigo analisamos alguns fatores que contribuíram para a inserção da Universidade de São Paulo na rota internacional do desenvolvimento da geometria algébrica, no período de 1934 – chegada dos matemáticos italianos na subsecção das ciências matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – a 1958, último ano em que um matemático bourbakista esteve nessa faculdade realizando atividades acadêmicas. Em tal contexto, trazemos algumas evidências desse período que parecem questionar a memória cristalizada da comunidade internacional de matemáticos, inclusive a brasileira acerca da utilização de métodos retrógrados da matemática italiana, em especial, na geometria algébrica. Nessa nossa análise, argumentamos que, se no âmbito internacional o estilo matemático italiano de geometria algébrica foi sucedido pelo estilo matemático de Solomon Lefschetz, André Weil e Oscar Zariski, na Universidade de São Paulo ocorreu algo análogo, na medida em que esses dois últimos matemáticos de origem judia, em um primeiro momento, sucederam Giacomo Albanese. Duas contratações que parecem ter sido determinadas pelo valor científico de André Weil e Oscar Zariski, embora tenhamos considerado não ser desprezível a relação inextricável entre esse fator e a “rede de cooperação” judaica estabelecida nesse período.
Palavras-chave: Matemática
História
Geometria Algébrica
USP
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Sociedade Brasileira de História da Ciência
Citação: LIMA, Eliene Barbosa; DIAS, André Luis Mattedi. A Universidade de São Paulo: uma rota internacional do desenvolvimento da geometria algébrica. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 70-84, jan | jun 2017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27695
Data do documento: Jan-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.